Em Sumaré, a Câmara Municipal aprovou uma moção de apelo em favor dos servidores públicos municipais em greve pedindo a abertura de um diálogo pela prefeitura e outra moção em favor das reivindicações de estudantes da Escola Estadual Dr. Leandro Franceschini.
A moção de apelo nº 152 tem autoria dos vereadores Geraldo Medeiros (PT), Marcos da Conceição, o “Prof. Marquinho” (PT) e Ulisses Gomes (PT). Aprovada por 16 votos, a moção faz um apelo à prefeitura para que atenda o Sindicato dos Servidores Públicos e abra um diálogo na busca de um acordo.
O funcionário público “Prof. Diego” falou a todos os presentes sobre as reivindicações. Ele usou o espaço da sessão conhecido como Tribuna Livre e discursou a favor do funcionalismo em greve há 13 dias por reajuste salarial. Ele apontou situações em que a prefeitura poderia economizar para atender à categoria e citou ainda alguns gastos públicos recentes.
A moção de apelo nº 155 é de autoria do vereador Henrique Stein Sciascio, o “Henrique do Paraíso” (SDD). Nela, o parlamentar faz um apelo à prefeitura para que atenda as reivindicações apresentadas pelo Grêmio Estudantil Contra a Corrente da Escola Leandro Franceschini em uma pauta composta por 14 itens. Na semana passada, diversos estudantes compareceram à Câmara após o final da sessão em manifestação para apresentar aos vereadores suas necessidades, cobrando uma posição de apoio e participação na luta por melhorias para a unidade escolar.
Ainda na 30ª Sessão Ordinária, realizada nesta terça-feira, dia 22, os vereadores apresentaram e aprovaram 186 indicações, 24 requerimentos e 08 moções de apelo.
Também aprovaram o projeto de lei nº 109/15 apresentado pelo Poder Executivo em caráter de urgência. Este projeto institui o Programa de Recuperação Fiscal (REFIS) no município de Sumaré destinado a promover a regularização de créditos tributários e de serviços do município, inscritos ou não na dívida ativa. O projeto ainda altera o artigo 1º da Lei Municipal 3.995, que trata sobre o Código Tributário.
Publicado em: 24 de setembro de 2015