Na manhã desta quarta-feira, dia 06 de abril, o presidente da Câmara Municipal de Sumaré, Welington da Farmácia (PROS), recebeu a visita de três representantes do Conselho Municipal do Idoso, a conselheira adjunta Nelsi Rodrigues da Conceição, conselheiro Luciano Saiko e o suplente Benedito Rios de Oliveira.
O objetivo da reunião foi juntar forças com o Poder Legislativo em busca de melhorias para os cerca de 21.719 idosos do município. O questionamento foi focado em o que pode ser feito na LOA como emenda para garantir na lei que seja feito algo específico para a terceira idade. Uma das solicitações apresentadas foi a reforma do CCTI (Centro de Convivência da Terceira Idade).
O primeiro assunto discutido foi a respeito da Lei aprovada recentemente que autoriza a implantação do Centro de Atenção à Pessoa Idosa de Sumaré (CAPIS). “É uma ótima lei e queremos vê-la funcionando. Será um ganho de grandes dimensões para a população da melhor idade. Queremos saber como podemos ajudar para que seja implantada e entre em funcionamento”, declarou Nelsi.
A conselheira também falou sobre a construção do Centro Dia que é um espaço de acolhimento de idosos semidependentes, com idade igual ou superior a 60 anos. A prioridade do atendimento é para aqueles cujas famílias não têm condições de dar atenção e cuidado durante o dia, pois precisam trabalhar/ estudar.
“O governador (Geraldo Alckmin) liberou uma verba de R$ 506.000,00 para a construção de uma unidade em Sumaré, mas até agora não foi concluído. O terreno doado está localizado no bairro Jardim dos Ipês na região do Maria Antônia e não é tão de fácil acesso como se fosse na região de Nova Veneza onde toda linha de ônibus passa. A nossa luta é ver essa unidade em funcionamento”, disse Nelsi.
Luciano Saiko sugeriu o estudo para verificar a viabilidade de contribuição da dedução do imposto de renda de empresas para o Fundo do Idoso.
O presidente Welington conheceu as necessidades e reivindicações nessa reunião e, devidamente anotadas, irá estudar cada ponto para retornar sobre as dúvidas e questionamentos do Conselho do Idoso.
Publicado em: 07 de maio de 2015