Notícias

Notícias da Câmara



Após cortejo, corpo de ex-prefeito de Sumaré João Franceschini é sepultado no cemitério municipal

Após cortejo, corpo de ex-prefeito de Sumaré João Franceschini é sepultado no cemitério municipal
Visualize fotos

Após ser velado na Câmara Municipal de Sumaré, o corpo do ex-prefeito João Smânio Franceschini foi levado em cortejo, às 10h30min, para o Cemitério da Saudade. O enterro aconteceu por volta das 11h sob uma fina chuva e a presença de familiares, políticos e população.
Antes da saída do plenário da Câmara Municipal, onde estava sendo velado, o presidente Welington da Farmácia presidiu uma cerimônia em respeito à figura de João Smânio Franceschini. Na ocasião, a prefeita Cristina Carrara discursou, assim como o prefeito de Hortolândia Antônio Meira e a deputada federal Ângela Perugini, além do presidente.
Todas as autoridades e políticos, além dos familiares, foram convidados pelo presidente Welington a ficarem próximos do corpo no momento da despedida final. Em homenagem, foram colocadas as três bandeiras em cima do caixão. A bandeira do Estado de São Paulo pelo prefeito de Hortolândia, a de Sumaré pela prefeita e a do Brasil pelo presidente da Câmara Municipal.
O corpo seria levado pelo caminhão do Corpo de Bombeiros a pedido do presidente da Câmara Municipal, mas a chuva foi o motivo da mudança. A limousine da funerária levou o corpo em cortejo passando por duas das principais avenidas da cidade, a Avenida Sete de Setembro e a Avenida Rebouças.
O sepultamento foi realizado no jazigo da Família Franceschini.
O ex-prefeito de Sumaré completaria 78 anos no dia 11 do mês seguinte. Morreu na manhã deste sábado (28) após passar mal dentro do carro quando estacionou em frente ao prédio da Câmara Municipal.
Histórico
Filho de Licurgo Franceschini e Yolanda Smânio Franceschini. João nasceu no dia 11 de abril de 1937, em Sumaré. Foi casado com Julieta Francisca França Franceschini, com quem teve dois filhos: João Carlos Franceschini e Juliana França Franceschini Szweryda Santos. Era sobrinho do segundo Prefeito de Sumaré, o Doutor Leandro Franceschini.
Era agropecuarista e empresário (Rádio Nova Sumaré).
Foi vereador na Câmara Municipal de Sumaré na 3ª Legislatura (1963 a 1966). Foi Prefeito Municipal de Sumaré em dois mandatos: 1967 a 1969 e 1973 a 1976. Foi um dos fundadores da ACIAS (Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Sumaré) em 1969.
Disputou, como candidato a Prefeito, as eleições de Sumaré em 1982. Também se candidatou a Prefeito Municipal de Hortolândia – município onde residia atualmente. 




Publicado em: 29 de março de 2015