Notícias

Notícias da Câmara



Durante Sessão acalorada, Câmara recebe a visita de apelo de moradores do Vila Soma

Durante Sessão acalorada, Câmara recebe a visita de apelo de moradores do Vila Soma
Visualize fotos

A 6ª Sessão Ordinária de 2015 realizada na noite desta terça-feira (10) foi palco de importantes debates e discussões para a população sumareense. A crescente invasão da doença da dengue que acomete cada vez mais sumareense esteve fortemente presente nos diálogos e requerimentos apresentados pela Casa de Leis. Dentre várias sugestões, o vereador Sérgio de Carvalho Elias, o “Sérgio Populina” (PSB), pediu a convocação da Secretária de Saúde para levar ao conhecimento de todos os parlamentares de uma só vez todas as informações sobre os trabalhos realizados pelo Executivo e quais atividades estão sendo realizadas para evitar o aumento do número de casos.
Os moradores do Vila Soma, uma área de ocupação, caminharam até o prédio do Legislativo Municipal com trio elétrico e presença maciça das famílias do local. Deixando temporariamente os trabalhos da Sessão Ordinária nas mãos do 1º Secretário, Marcos da Conceição – o Prof Marquinho (PT) –, o presidente da Câmara de Sumaré, Welington da Farmácia (PROS) convidou alguns vereadores e foram até a manifestação.
O representante do manifesto falou da situação das famílias que devem deixar a ocupação, mas alega que a prefeitura não teria destacado área para a qual teria prometido destinar toda essa população. Diante do que considera atraso, a Vila Soma veio pedir ao Poder Legislativo municipal um apelo para interceder ao Executivo para viabilizar a criação de um projeto de lei que deve partir da prefeitura transformando a área ocupada em ZEIS (Zona de Interesse Social).
Welington da Farmácia recebeu um documento das mãos dos representantes do Vila Soma e após encaminhar a todos os vereadores e tomar conhecimento de seu conteúdo irá informar o que e como o Legislativo poderá contribuir na situação das famílias da área em questão.
O vereador Benedito Lustosa – o “Dito Lustosa” (SDD) – pediu vistas em cinco projetos de lei da ordem do dia. São eles os projetos de lei nº 90/13 do vereador Geraldo Medeiros (PT) que trata de criar o Programa Especial de Fornecimento de Medicamentos para a Terceira Idade. O nº 154/13 do vereador Henrique Stein Sciascio, o “Henrique do Paraíso” (SDD) que cria o Grupo de Apoio ao Luto para as mães que perderam seus filhos em situações trágicas. O de nº 194/13 do vereador Heliomar Geremias dos Anjos, o Mineirinho (PSC), que autoriza o Poder Executivo a realizar avaliação médica anual aos estudantes das escolas públicas da rede municipal para participação de atividades físicas em aulas de educação física. O de nº 227/13 do vereador Ronaldo Mendes (PSDB) que autoriza o Executivo a Implantar Banco de Leite Humano em locais a serem determinados pela secretaria municipal de saúde. E o de nº 116/14 do vereador Fábio Ferreira dos Santos, o “Fabinho” (SDD), que cria a Lei de Responsabilidade Educacional do Município de Sumaré.
Já o projeto do vereador Sérgio de Carvalho Elias, o Sérgio Populina (PSB) recebeu pedido de vistas do vereador Cícero Eleotério Bispo – o “Cícero Ceará” (PDT) – que concede desconto de 50% no IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) incidente sobre os imóveis localizados nas vias públicas onde são realizadas feiras livres.
E o vereador Ronaldo pediu vistas no projeto do vereador Décio Marmirolli (PSDB) que dispõe sobre casas de festas e afins.
O veto do Poder Executivo ao projeto do vereador Ulisses Gomes que dispõe sobre o Executivo dar publicidade sobre pessoas desaparecidas na cidade de Sumaré foi acatado por 11 vereadores contra 09. 




Publicado em: 13 de março de 2015