A reunião do Parlamento Metropolitano da RMC (Região Metropolitana de Campinas) foi realizada hoje, dia 20, no plenário da Câmara Municipal de Campinas e reuniu representantes dos poderes legislativos das cidades da região.
Welington da Farmácia como presidente da Câmara Municipal de Sumaré esteve representando o município juntamente com os vereadores Cícero Ceará (PDT), Fininho (PSDB) e Marcos de Paula (PSB).
A reunião discutiu sobre a nova diretoria que irá gerir o parlamento na próxima gestão. Welington da Farmácia indicou o vereador e presidente da Câmara de Campinas, Rafa Zimbaldi (PP) para o cargo de presidente. “Acredito no Rafa Zimbaldi e sei da importância e competência que o cargo de presidente do Parlamento requer. Por isso, a minha indicação para o candidato à presidência foi ele desde o começo. Torço e sei que irá realizar um trabalho brilhante”, comentou.
Em consenso, o Parlamento encerrou a reunião apresentando o nome de Rafa Zimbaldi como candidato à presidência do órgão que integra as câmaras de 20 municípios da região. A eleição está prevista para ocorrer em março.
Parlamento Metropolitano
O Parlamento Metropolitano foi criado em 6 de abril de 2005 e é um órgão de representação e cooperação dos municípios da Região Metropolitana de Campinas. Ele é composto pelos presidentes das Câmaras Municipais da região e por 1/5 dos vereadores de cada Casa de Leis.
Entre os objetivos do parlamento estão representar os interesses da população local, promover o desenvolvimento sustentável de toda região metropolitana e a solidariedade e cooperação regional para a empregabilidade.
Compete também ao parlamento promover ações conjuntas que buscam o planejamento em nível municipal, microrregional e regional, além de incentivar políticas públicas nas áreas de transportes, saúde, educação, ciência e tecnologia, comunicação, meio ambiente, assistência social, cultura, esporte, lazer, habitação, recursos hídricos, segurança e outros. Os membros podem, inclusive, convidar representantes dos órgãos do Estado e da RMC para debater processos de desenvolvimento regional.
Publicado em: 23 de fevereiro de 2015