Notícias

Notícias da Câmara



Welington da Farmácia encontra Jonas Donizete e Rafa Zimbaldi em palestra do Tribunal de Contas em Campinas

Welington da Farmácia encontra Jonas Donizete e Rafa Zimbaldi em palestra do Tribunal de Contas em C
Visualize fotos

O presidente da Câmara de Sumaré, Welington da Farmácia (PROS), participou na tarde desta quinta-feira (12) da palestra promovida pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) na Câmara de Campinas. O prefeito e o presidente da Câmara de Campinas, Jonas Donizete e Rafa Zimbaldi, participaram da mesa e deram início aos trabalhos da palestra sobre “Aspectos Operacionais do Índice Efetividade da Gestão Municipal (IEGM)”.
No final da palestra, Welington da Farmácia cumprimentou e conversou com Jonas Donizete, Rafa Zimbaldi e o Conselheiro Corregedor Sidney Estanislau Beraldo, que coordenou os trabalhos da palestra com a presença da equipe técnica da Divisão Audesp.
O objetivo foi apresentar aos jurisdicionados a metodologia e o processo de implantação do indicador que medirá, a partir de 2015, a qualidade dos investimentos e gastos públicos nas cidades paulistas.
Rafa Zimbaldi comentou que a partir deste mês de fevereiro o IEGM será utilizado para medir com qual efetividade cada cidade do nosso estado está investindo e gastando dinheiro público. “Saber como este índice funciona e é aferido é praticamente obrigatório para os gestores públicos”, disse.
Welington destaca a importância da fiscalização dos gastos públicos. “A fiscalização dos gastos públicos faz parte do nosso dever como vereador e tudo que venha ao encontro de melhorar essa função e essa análise é sempre muito bem vindo. E é também a partir desse acompanhamento de gastos e investimentos públicos que alcançamos melhor qualidade de vida para as pessoas”, disse.
Os prefeitos e presidentes de Legislativos de toda a RMC (Região Metropolitana de Campinas) foram convidados pelo TCE.
SOBRE IEGM
Lançado no dia 16 de outubro de 2014, o IEGM representa um trabalho inédito no âmbito dos Tribunais de Contas e busca o aprimoramento no direcionamento da fiscalização, tornando-se um meio de consulta ao cidadão e relevante instrumento de orientação para a eleição e prioridades na gestão dos recursos públicos. Para compor o IEGM, serão levados em conta dados e informações referentes a sete áreas: Planejamento, Gestão Fiscal, Saúde, Educação, Proteção das Cidades, Sustentabilidade e Tecnologia da Informação.
As Prefeituras terão até o dia 28 de fevereiro para responder o questionário disponibilizado na página da Audesp e encaminhar os dados, por meio eletrônico, ao Tribunal de Contas. A partir de março os dados e informações serão validados pelo Tribunal e checados pelas equipes de fiscalização distribuídas nas 20 (vinte) unidades regionais do TCE no Estado. Ao final dos trabalhos será elaborado um relatório final listando as principais Prefeituras que obtiveram melhor desempenho.
Durante o evento, o TCE distribuiu um manual de orientação no qual disponibiliza informações sobre os elementos que comporão o indicador, as áreas abrangidas, e o devido preenchimento dos dados.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara de Campinas e Assessoria de Imprensa do TCE 




Publicado em: 23 de fevereiro de 2015