Notícias

Notícias da Câmara



Sessão Solene homenageia 15 personalidades no Título de Cidadão Sumareense

Sessão Solene homenageia 15 personalidades no Título de Cidadão Sumareense
Visualize fotos

Em sessão solene ocorrida ontem (28), a Câmara Municipal de Sumaré homenageou 15 pessoas que, em setores diversos, são destaques e contribuem para a história do Município. A cerimônia muito bem organizada pela Secretaria da Câmara e conduzida pelo Presidente da Câmara, Rui Macedo, aconteceu no Salão de Festas do Clube Recreativo e contou com a presença do vice-presidente da Câmara, Benedito Ferreira Lustosa (Dito Lustosa), dos vereadores Cícero Eleotério Bispo (Cícero Ceará), Claudio Meskan, Josué Cardozo, Marcos de Paula, Rubens Champam, Sérgio Populina e Welington Domingos. Também estiveram presentes compondo a mesa o diretor da Câmara Municipal Carlos Henrique Serra, o ex-vereador Antônio dos Reis Zamarchi e o representante do Poder Executivo, João Moreira.
O primeiro a receber a homenagem foi o cantor Edson da Dupla Sertaneja Edson e Hudson. O autor da homenagem foi o vereador Henrique Stein Sciascio (Henrique do Paraíso). O filho do cantor veio representar o homenageado que não pôde comparecer. O motivo da homenagem é o fato de divulgar o nome da cidade por onde passa após ter se tornado sócio do Parque Aquático Paraíso das Águas de Sumaré. Com isso, frequentemente vem à cidade, seja a lazer ou a trabalho. E com essa rotina, Edson aprendeu a amar esta cidade, tornando sua segunda casa, onde é sempre bem recebido.
O segundo homenageado da noite foi o professor José Antônio Rodrigues. O autor da homenagem foi o ex-vereador Antônio dos Reis Zamarchi (Toninho Mineiro). José Antônio é educador há 40 anos na cidade de Sumaré, foi presidente da Associação Pró-Memória, diretor de escola, delegado de ensino, entre outros.
O terceiro homenageado foi João Lucas. O autor da homenagem foi o ex-vereador Toninho Mineiro. Participou de um grande número de projetos comunitários em parceria com o projeto “Mãos que Ajudam”. Foi o primeiro idealizador da “Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias” na cidade de Sumaré, a qual é responsável pelo mencionado projeto. Entre suas contribuições se destacam, ainda, a pintura de escolas e a entrega de kits para mães de bebês recém-nascidos de nossa cidade.
O quarto homenageado foi o cantor José Antônio Campissi (Clael) da dupla sertaneja de raiz Cachoeiro e Clael. O autor da homenagem foi o vereador Josué Cardozo. Apesar de ter nascido em outra cidade, ele aprendeu a amar a cidade, pois agradecem o amor com que foram recebidos, constituíram suas famílias e tiveram oportunidade de trabalho nas indústrias em que trabalharam, portanto onde eles vão, fazem questão de divulgar a cidade de Sumaré.
O quinto homenageado foi o cantor João Carlos Campichi (Cachoeiro) da dupla sertaneja de raiz Cachoeiro e Clael. O autor da homenagem foi o vereador Josué Cardozo. “Cachoeiro”, como é conhecido, reside no município de Sumaré desde setembro do ano 1975, hoje atualmente mora no Jardim Primavera. “Cachoeiro”, como é conhecido, reside no município de Sumaré desde setembro do ano 1975, hoje atualmente mora no Jardim Primavera.
O sexto homenageado foi o pastor José Rodrigues Filho. O autor da homenagem foi o vereador Josué Cardozo. Como Pastor, orienta a Igreja, através do Departamento de Missões, realiza ação social em bairros carentes distribuindo sopas (Sopões), corte de cabelo, aferição de pressão, distribuição de roupas, sapatos, artigos de higiene pessoal, cestas básicas, entre outros.
O sétimo homenageado foi o advogado José Lins Phenis. O autor da homenagem foi o vereador Dito Lustosa. Com uma biografia totalmente atrelada com o município, foi repórter, assessor de imprensa, jurista, assessor de imprensa da prefeitura e há duas vem participando de grupos de ajuda mútua a familiares e amigos de dependentes químicos, com a mensagem de fé e esperança, não deixando que a tristeza de ontem e a incerteza do amanhã, estrague o dia de hoje, vivendo um dia de cada vez.
O oitavo homenageado foi o empresário Ataíde Siconha Zague. O autor da homenagem foi o vereador Welington Domingos Pereira (Welington da Farmácia). Ataíde acreditou no crescimento e desenvolvimento de Sumaré há 50 anos quando decidiu inaugurar uma pequena loja no então tímido comércio da Avenida Sete de Setembro, a Loja Eletro Santa Rita. Hoje grande conhecida dos sumareenses. Aos 72 anos de idade, dedicou 50 anos de sua vida como um profissional exemplar e sempre visando o crescimento empresarial e social de Sumaré.
O nono homenageado foi o professor Kleber de Oliveira Martins. O autor da homenagem foi o vereador Welington da Farmácia. Kleber lecionou para muitas crianças de Sumaré em escolas diversas investindo na geração do futuro. Também trabalhou na Secretaria de Educação do município e na Diretoria de Ensino. Na Associação de Bairro do Jardim Maria Antônia foi voluntário por dois mandatos.
O décimo homenageado foi o advogado Jesuel Pereira. A autora da homenagem foi a ex-vereadora Eva de Oliveira. Jesuel é especializado em direito urbanístico e eleitoral e atuou na esfera do Poder Público de Sumaré como servidor concursado. Destaque para sua atuação a frente da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e depois a frente da Secretaria Municipal de Habitação.
A 11º homenageada foi a professora Rita de Cássia Pinto. A autora da homenagem foi a ex-vereadora Eva de Oliveira. Desde 1.989 exerce suas atividades junto à Prefeitura Municipal de Sumaré diretamente com a população. Foi professora e criou projetos socioambientais unindo escolas estaduais e municipais. Foi Secretária Municipal de Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social por 12 anos revolucionando a forma de atendimento aos mais necessitados, assim como criando projetos sociais que foram exemplos e pioneiros no Brasil.
O 12º homenageado foi o senhor José Lima de Araújo. O autor da homenagem foi o vereador Sérgio de Carvalho Elias (Sérgio Populina). Assim como muitos Sumareenses, José ajudou a construir o progresso da região onde mora na Área Cura, no bairro Jardim São Francisco, onde foi o primeiro morador. Sr. José foi um dos primeiros moradores que possuíam veículo e linha telefônica e, por essa razão auxiliavam os outros moradores quanto aos problemas sociais: telefonar para parentes, levar as pessoas com problemas de saúde ao pronto socorro, pois naquela época as ambulâncias não socorriam a população com a disponibilidade de hoje.
A 13º homenageada foi a senhora Cecília Fernandes dos Santos (Tia Cecília). O autor da homenagem foi o vereador Josué Cardozo. “Tia Cecilia” pôde desenvolver seu lado humano trabalhando como voluntária, ajudando várias pessoas no Bairro Jardim Manchester. Com a ajuda de amigos criou a Associação sem Fins Lucrativos “Recanto Tia Cecília” para desenvolver vários projetos, tais como: Inclusão Digital, Creche, Biblioteca Comunitária, alfabetização de adultos, Prevenção da gravidez precoce, melhoria da saúde bucal e outras atividades sociais.
O 14º homenageado foi o senhor Alberto Alves da Silva. O autor da homenagem foi o vereador Cícero Ceará. Morador do bairro Matão, Alberto é uma pessoa muito participativa no que se refere a qualidade de vida dos moradores da sua região. Dentre muitos trabalhos voluntários e a participação social, o homenageado movimentou os moradores, através da sociedade amigos de bairro para construírem uma praça no terreno de área verde abaixo da CPFL, que na época estava abandonada.
O 15º homenageado foi o pastor José Garcia da Silva. O autor da homenagem foi o vereador Marcos de Paula. Atualmente é presidente da Radio Nova Aliança de Sumaré. Por 30 anos, pastoreou igrejas na cidade de Sumaré, sempre atuando em prol da sociedade e das pessoas menos favorecidas. Também foi bombeiro civil e comerciante no município. 




Publicado em: 01 de dezembro de 2014