Personalidades com relevantes serviços prestados em prol da comunidade negra em Sumaré foram homenageados, na manhã desta quinta-feira (20), durante solenidade realizada na Câmara Municipal. Eles foram agraciados com o Diploma de Honra ao Mérito “Zumbi dos Palmares”.
Com intuito de ampliar o debate sobre o direito a igualdade que todas as raças possuem, inclusive a negra, os vereadores de Sumaré realizaram uma Sessão Solene pelo Dia da Consciência Negra, data que homenageia o escravo Zumbi dos Palmares. A sessão aconteceu no dia 20 de novembro, às 9 horas, no Plenário José Maria Matosinho.
Na solenidade, os vereadores entregaram o Diploma que é destinado às pessoas que se destacaram na integração social dos membros da comunidade negra em Sumaré ou que atuaram na difusão da cultura afro-brasileira.
“A sessão tem o objetivo de ampliar a reflexão sobre a cultura africana e o impacto que tiveram na evolução da cultura brasileira, além de mostrar o nosso apreço as pessoas que difundem a cultura afro-brasileria”, destacou o presidente da Câmara, vereador Rui Macedo.
“Trata-se de uma data que convida todos para a reflexão, principalmente os que buscam por justiça social, garantia de direitos e democracia", comentou o vereador Marcos de Paula.
O Dia da Consciência Negra foi estabelecido pelo projeto Lei nº 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. No entanto, apenas em 2011 a presidente Dilma Roussef sancionou a Lei 12.519/2011 que cria a data, sem obrigatoriedade de feriado.
Parabéns a todas as personalidades que foram homenageadas na referida solenidade.
Publicado em: 21 de novembro de 2014