Notícias

Notícias da Câmara



Dia da Consciência Negra recebe homenagem na Câmara de Sumaré

Dia da Consciência Negra recebe homenagem na Câmara de Sumaré
Visualize fotos

Personalidades com relevantes serviços prestados em prol da comunidade negra em Sumaré foram homenageados, na manhã desta quinta-feira (20), durante solenidade realizada na Câmara Municipal. Eles foram agraciados com o Diploma de Honra ao Mérito “Zumbi dos Palmares”.
Com intuito de ampliar o debate sobre o direito a igualdade que todas as raças possuem, inclusive a negra, os vereadores de Sumaré realizaram uma Sessão Solene pelo Dia da Consciência Negra, data que homenageia o escravo Zumbi dos Palmares. A sessão aconteceu no dia 20 de novembro, às 9 horas, no Plenário José Maria Matosinho.
Na solenidade, os vereadores entregaram o Diploma que é destinado às pessoas que se destacaram na integração social dos membros da comunidade negra em Sumaré ou que atuaram na difusão da cultura afro-brasileira.
“A sessão tem o objetivo de ampliar a reflexão sobre a cultura africana e o impacto que tiveram na evolução da cultura brasileira, além de mostrar o nosso apreço as pessoas que difundem a cultura afro-brasileria”, destacou o presidente da Câmara, vereador Rui Macedo.
“Trata-se de uma data que convida todos para a reflexão, principalmente os que buscam por justiça social, garantia de direitos e democracia", comentou o vereador Marcos de Paula.
O Dia da Consciência Negra foi estabelecido pelo projeto Lei nº 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. No entanto, apenas em 2011 a presidente Dilma Roussef sancionou a Lei 12.519/2011 que cria a data, sem obrigatoriedade de feriado.
Parabéns a todas as personalidades que foram homenageadas na referida solenidade. 




Publicado em: 21 de novembro de 2014