O vereador Warlei de Faria, o Fininho (PSDB), juntamente com o superintendente de Agricultura, Valdir Belintani, visitaram hoje (09) o presidente da Câmara de Vereadores de Nova Odessa, Vagner Barilon (PSDB) para conhecer o projeto de produção de água elaborado em parceria por Barilon e o pesquisador do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), Rinaldo de Oliveira Calheiros, doutor em irrigação e drenagem e especialista em produção de água.
A proposta elaborada para Nova Odessa é pioneira em produção e segurança hídrica no País. A medida, já apresentada e aprovada pelo prefeito de Nova Odessa, Benjamim Bill Vieira de Souza, se baseia em três ações: autossuficiência na produção de água, sustentabilidade na produção de água e segurança com relação aos riscos de contaminação.
“É preciso garantir água para todos, produzir água para todos. Após isso, é preciso manter essa produção sem que haja necessidade de captação externa. Por fim, é preciso segurança hídrica, um mapeamento de todos os pontos em que possa haver algum risco de contaminação”, explicou Barilon.
Calheiros é doutor em irrigação e drenagem e especialista em produção de água. Segundo ele, o programa desenvolvido para Nova Odessa é inédito no País e possibilitará que a cidade garanta água em quantidade e qualidade para as futuras gerações.
Fininho disse que a questão ambiental é assunto que merece ser tratado com cuidado e lembrou uma proposta em trâmite na Câmara de Sumaré, que aplica multa aos moradores que desperdiçarem água. “Tomamos conhecimento desse projeto que foi elaborado com a ajuda do Vagner Barilon e viemos conhecê-lo para verificar o que podemos aproveitar e implantar em Sumaré”, disse ele.
Belintani observou que a proximidade dos municípios proporciona problemas semelhantes. Tanto que o superintendente de Agricultura acabou conhecendo outras propostas de Nova Odessa, como a lei que aplica multa por despejo irregular de entulho e queimadas.
Publicado em: 09 de setembro de 2014