Com o apoio e participação da Câmara Municipal, os servidores do DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Sumaré decidiram por não iniciar uma greve por enquanto. O presidente da Câmara, vereador Dr. Rui Macedo, e o vereador Joel Cardoso da Luz (SDD) estiveram no pátio da autarquia onde foi realizada assembleia com os concursados e o presidente do Sindicato dos Servidores de Sumaré (Sindissu), Araken Prado Lunardi, no início da manhã de hoje (21).
O presidente do Sindicato informou a todos sobre as reuniões que teve no dia anterior na Câmara com o presidente Rui Macedo e outros seis vereadores que formaram uma comissão para fortalecer o pedido dos servidores. Os vereadores são Décio Marmirolli (PSDB), Joel Cardoso da Luz (PROS), Henrique do Paraíso (SDD), Dito Lustosa (SDD), João Maioral (PDT) e Mineirinho (PSC).
O pedido dos servidores é a garantia de estabilidade no emprego e benefícios adquiridos após a concessão do DAE. Uma comissão de concursados foi criada e reconhecida pela presidência da autarquia, mas não estariam tendo acesso e participação na elaboração do projeto de readequação dos 279 servidores efetivos.
A Câmara Municipal assumiu o compromisso de pedir, por meio de requerimento, uma diligência que deve ser autorizada em até cinco dias e a entrega dos documentos do projeto em até 15 dias para a CEI (Comissão Especial de Inquérito) que investiga o processo de concessão da autarquia.
Com o apoio do presidente Rui Macedo e comissão de vereadores, os servidores conseguiram agendar uma reunião com a prefeita Cristina Carrara e acesso maior à documentação em trâmite que trata da adequação dos funcionários após a extinção do DAE.
A procuradoria jurídica da prefeitura esteve presente e afirmou que a intenção era mostrar o projeto quando estivesse pronto e abrir para participação da comissão de servidores sem que houvesse problemas. Mas que o esboço seria apresentado ainda hoje (21).
“Estamos apoiando os servidores e já foi possível conseguir uma abertura na participação deles no processo do projeto mesmo que ainda em trâmite. Eu sugiro que, além de participar do esboço da autarquia, vocês servidores também podem preparar uma outra minuta”, declarou Rui Macedo.
Publicado em: 21 de agosto de 2014