Medida foi tomada mediante pedido de servidores com medo de perderem o emprego após a concessão da autarquia
Uma comissão de sete vereadores foi criada na manhã desta quarta-feira (20) para acompanhar e fortalecer a reivindicação dos funcionários públicos do DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Sumaré. Eles revelam que não estão sendo respeitados no processo de concessão da autarquia no que diz respeito ao que será feito com os concursados.
Todos os vereadores que estavam presentes concordaram em criar um grupo para apoiar a causa. Formam a comissão os vereadores, presidente da Casa Rui Macedo (PSDB), Dito Lustosa (SDD), Décio Marmirolli (PSDB), João Maioral (PDT), Joel Cardoso (PROS), Henrique do Paraíso (SDD) e Mineirinho (PSC).
A reunião foi realizada na Câmara Municipal e contou com a presença da comissão de funcionários do DAE e do presidente do Sindicato dos Servidores Municipais (SINDISSU) Araken Prado Lunardi.
Araken revelou algumas informações que a comissão conseguiu ter acesso e destaca a importância da reunião. “O que nós queremos é garantir o emprego aos trabalhadores. A comissão foi criada e reconhecida pela presidência da autarquia e mesmo assim não temos a participação que precisamos. Por isso estamos aqui hoje pedindo ajuda”, comentou.
Rui Macedo integrou a comissão e afirmou que a Câmara preza pela garantia da integralidade do salário do servidor assim como seus benefícios adquiridos após a concessão. “Essa Casa formaliza esse compromisso. Agora criada a comissão vamos definir uma pauta de importância e planejamento estratégico”, afirmou.
O vereador Henrique é membro da CEI (Comissão Especial de Inquérito) que investiga o processo de concessão. Ele disse que pode ajudar levando os questionamentos e dúvidas dos servidores até a autarquia em busca de respostas.
Uma das medidas levantadas pela nova comissão formada é o pedido de diligência que teria que ser atendido em até cinco dias. Com isso, os vereadores poderiam ir até autarquia e ter acesso aos documentos do processo de concessão do DAE.
A comissão de concursados deve se reunir em assembleia com todos os funcionários na manhã desta quinta (21) para informar sobre a posição da reunião com os vereadores na manhã de hoje (20).
Publicado em: 20 de agosto de 2014