Os altos índices de criminalidade em Sumaré motivaram o vereador Clauduir Aparecido Menes, o Claudio Meskan (PSB), a convocar a Audiência Pública para o dia 24 de abril às 19 horas no plenário da Câmara Municipal.
“O propósito é debater os altos índices de criminalidade em nosso município, as responsabilidades e o papel da sociedade na diminuição do número de ilícitos que assolam nossa cidade”, explicou Meskan.
A audiência propõe a discussão inicial de quatro temas. O Roubo e furto de veículos será um deles. Serão discutidas quais providências estão sendo tomadas para inibir o crime, os motivos do aumento dessa modalidade na nossa região e quais atitudes a sociedade em geral e o Poder Público podem adotar para reverter esse quadro.
A Violência contra a mulher através dos tópicos de como tem sido o atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica, o que o município apresenta de ação efetiva para a proteção à mulher e o papel da Delegacia da Mulher e o Poder Judiciário de acordo com a Lei Maria da Penha.
O Tráfico e uso de entorpecentes um terceiro tema. “O tráfico tem sido combatido e temos visto inúmeras apreensões de entorpecentes em nossa região. Não é um problema exclusivamente de esfera criminal e sim social, cabendo aos órgãos públicos responsáveis a inserção dos usuários em programas específicos ou encaminhamento respectivo”, comentou o vereador Meskan.
E ainda a questão dos Bailes Funks será discutida na audiência. “Esta prática, na qual os jovens se encontram e permanecem em determinado local ouvindo som alto, ingerindo bebida alcoólica, usando entorpecentes, causando transtorno aos moradores das regiões atingidas, além de atrapalhar o trânsito, a incidência de brigas, algumas vezes seguidas de disparo de arma de fogo acabando em mortes, como já ocorreu, parece não ter uma solução adequada”, explicou o parlamentar.
“Não pode ser tratado apenas como um problema de fiscalização, pois nossos jovens não tem opção de diversão, então, o que lhes resta é participar de tais eventos onde ocorre tráfico com aliciamento de menores, comercialização de bebida alcoólica para menores, prostituição, direção perigosa, entre outros”, concluiu.
O vereador ressalta que os problemas citados atingem a cidade inteira e devem ser tratados com muita atenção e responsabilidade e, por isso, chama a todos aqueles que de alguma forma podem contribuir no debate sobre os itens elencados para chegar a um consenso e dar uma resposta à sociedade sobre uma solução adequada à segurança pública.
Aos interessados, favor confirmar presença pelos telefones 19 3873.4439 – 9.97277522 para melhor programação do roteiro.
Publicado em: 11 de abril de 2014