Após acalorada discussão em torno do tema dengue em Sumaré durante a 9ª Sessão Ordinária, o presidente da Câmara Municipal, vereador Rui Macedo (PSDB), propôs uma pesquisa para levantar sugestões de medidas que possam contribuir para avançar no combate ao mosquito aedes aegypt, transmissor da dengue.
Os vereadores de Sumaré discutiram muito sobre a divulgação pela prefeitura nesta segunda-feira (31) de dois óbitos causados pela doença. A notícia preocupou a todos e alguns parlamentares fizeram uso da palavra para abrir um canal de discussão a respeito do assunto em busca de encontrar soluções que ajudem o Poder Executivo e o cidadão a evitar que esse número aumente.
Como mais um grupo a refletir sobre a situação da doença na cidade, os vereadores levantaram vários pontos e analisaram sobre diversos argumentos. O presidente da Casa de Leis, Rui Macedo, concluiu as discussões sobre o assunto. Destacou que não é um problema somente de Sumaré e que a dengue está fazendo muitas vítimas em outras cidades também como, por exemplo, Campinas e Americana.
“Sugiro que a Comissão de Saúde da Câmara Municipal faça uma interação entre as câmaras das cidades vizinhas e pesquise com a comissão de saúde de cada Casa de Lei da região sobre os caminhos que já foram discutidos e encontrados para ajudar o município a impedir o avanço da dengue. E quais foram os resultados alcançados e traga para Sumaré”, concluiu Rui Macedo.
8ª SESSÃO ORDINÁRIA
Os vereadores aprovaram 168 indicações, 20 requerimentos e seis moções, sendo três de Congratulação e três de Pesar. Em relação aos projetos de lei apresentados, dois não foram votados porque receberam emendas. Um é o Projeto de Lei 175/2013 de autoria do vereador Marcos da Conceição, o Prof. Marquinho (PT), que recebeu emenda do próprio autor. E o outro é o Projeto de Lei 284/2013 de autoria do vereador Sergio de Carvalho Elias, o Sérgio Populina (PSB), que recebeu emenda do vereador Benedito Lustosa, o Dito Lustosa (SDD).
Os outros sete projetos de lei previstos para votação foram adiados por pedido de vistas do vereador Sérgio Populina. São eles:
Projeto de Lei n° 151/2013 de autoria do vereador Fabio Ferreira, o Fabinho (SDD), que autoriza o Poder Executivo Municipal a estabelecer a publicação no site e semanário da Prefeitura sobre a qualidade da água que abastece o Município de Sumaré.
Projeto de Lei n° 235/2013 de autoria do vereador Heliomar Geremias dos Anjos, o Mineirinho (PSC), que institui o programa de trânsito “Faixa Viva”.
Projeto de Lei n° 252/2013 de autoria do vereador Ronaldo Mendes, que dispõe sobre a obrigatoriedade na instalação de aparelhos rastreadores em toda a frota de ônibus e micro-ônibus que atendem as linhas urbanas e interurbanas.
Projeto de Lei n ° 05/2014- Autoria: Warlei de faria –‘Dispõe sobre a obrigatoriedade dos proprietários das bancas de produtos perecíveis e afins em manter recipiente descartável ao lado de suas respectivas bancas nas feiras livres para depósito de detritos.’’
Projeto de Lei n° 11/2014 de autoria do vereador Ulisses Gomes (PT) que dispõe sobre o Poder Executivo dar publicidade sobre pessoas desaparecidas na cidade de Sumaré.
Projeto de Lei n° 14/2014 de autoria do vereador Josué Cardozo (PT) que dispõe sobre autorização ao Poder Executivo a disciplinar o transporte de animais domésticos no serviço municipal de transporte coletivo de passageiros no Município de Sumaré.
Projeto de Lei n° 15/2014 de autoria da prefeita que dispõe sobre autorização ao Executivo Municipal para promover a abertura de crédito adicional suplementar no valor de R$ 1.635.000,00 (um milhão, seiscentos e trinta e cinco mil reais).
Publicado em: 02 de abril de 2014