Notícias

Notícias da Câmara



Vereadores acompanham inauguração do Polo Regional da Escola de Construção em Sumaré

Visualize fotos

A presidente do FUSSESP (Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo) e primeira-dama, Lu Alckmin, inaugurou na tarde desta terça-feira (01) o Polo Regional da Escola de Construção Civil em Sumaré, o 12º de todo o Estado. Participaram da solenidade a prefeita Cristina Carrara, o presidente da Câmara de Sumaré, vereador Rui Macedo (PSDB), os vereadores Dito Lustosa (SDD), Sérgio Populina (PSB), Fininho (PSDB), João Maioral (PDT), Cícero Ceará (PDT) e Fabinho (SDD).
Cerca de 300 pessoas, inclusive primeiras damas de cidades da região, prestigiaram o evento. E os mais interessados, os alunos dos cursos profissionalizantes gratuitos de Pedreiro, Assentador/Azulejista e Encanador, aprovaram a parceria entre Município e Estado.
É o caso do aluno do curso de Assentador/Azulejista Damião João Lopes, de 64 anos. “Isso aqui é ótimo pra gente, maravilhoso! Representa uma vida nova para mim. Aqui, vamos aprender muita coisa, uma nova profissão, que vai fazer a gente progredir na vida, ganhar melhor, cuidar da família. Mesmo pra mim que sou mais velho: o que eu não aprendi novo, vou aprender agora, depois dos 60”, comentou o aluno do Polo.
A prefeita de Sumaré destacou que a escolha do local para sediar o Polo foi estratégica por dois motivos: descentralizar o atendimento do Fundo Social da cidade e da Secretaria Municipal de Inclusão Social e também revitalizar um prédio público que estava abandonado no local conhecido como “Balão do Bom Retiro”, no centro da Área Cura. A nova escola fica na Avenida Engenheiro Jaime Pinheiro Cintra, nº 1.610, no Bom Retiro.
“Estamos revitalizando um prédio que estava abandonado e que agora será um local para capacitação profissional gratuita da nossa gente e também de pessoas de outras cidades da região, como determina o convênio com o FUSSESP. Antes da atual gestão, a Prefeitura de Sumaré não tinha nenhuma parceria com o Fundo Social do Estado, e agora temos três”, afirmou Cristina, referindo-se fato de que Sumaré vai ganhar, através da mesma parceria, unidades da Escola de Moda e da Escola de Beleza.
Estes dois convênios também foram assinados pela prefeita Cristina Carrara no início de dezembro passado, assim como o do Polo da Construção. Nos três casos, tratam-se de iniciativas de capacitação profissional e geração de renda do órgão estadual, implantadas sempre em parceria com os municípios. Os convênios devem gerar um total de 340 vagas em cursos profissionalizantes gratuitos na cidade.
“Hoje é um momento especial para todos que assumem diariamente o desafio de levar Sumaré pra frente. Ver acontecer algo que você buscou e planejou é gratificante. Valeu o esforço, a correria, as viagens a São Paulo. Este polo é fruto de uma parceria do Município com o Governo do Estado, que também quer fazer sempre o melhor para Sumaré. O governador Geraldo Alckmin e a primeira dama Lu Alckmin têm nos atendido em parcerias e obras importantes para todas as regiões da cidade, autorizando grandes investimentos na cidade, como o novo acesso da Área Cura, que tem quase 80 mil habitantes, à Anhanguera e a Hortolândia – investimentos que a Prefeitura não teria condições de fazer sozinha. Graças a esta parceria com o Estado, Sumaré vai avançar muito mais”, completou Cristina Carrara.
“Viemos para Sumaré graças à persistência da prefeita Cristina. Hoje, estamos sendo recebidos com todo o carinho por Sumaré. Se estamos levando os projetos do Fundo para as cidades, é porque há mulheres como estas, maravilhosas e dispostas a trabalhar por esta causa, que é ensinar as pessoas a pescar, através de projetos de capacitação como os Polos. Foi necessário que a Prefeitura nos oferecesse este espaço. Para mim, é uma honra gerir estas parcerias, que geram empresa e renda para as pessoas. Que nestas 120 horas de cursos, vocês (alunos e professores) tenham um ótimo curso e possam transformar vidas”, afirmou Lu Alckmin.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Sumaré 




Publicado em: 02 de abril de 2014