O projeto do vereador Heliomar Geremias dos Anjos, o Mineirinho (PSC), que dispõe sobre incentivo aos funcionários públicos municipais à doação de sangue foi aprovado essa semana na 8ª Sessão Ordinária do ano realizada nesta terça-feira (25).
O Projeto de Lei 193 institui medidas de incentivo à doação de sangue, com o propósito de estimular a sua prática entre os servidores municipais.
De acordo com o artigo 2º da proposta, serão atribuídos benefícios, a critério do Poder Executivo, aos servidores que comprovarem a doação de sangue.
Para melhor atendimento aos objetivos desta lei, poderá o Poder Executivo promover, em datas específicas, campanhas de doação de sangue nos centros de saúde e em outras repartições municipais em coordenação com os órgãos de saúde competentes.
O vereador disse que pensou no projeto devido ao déficit de doadores de sangue nos Hemocentros do Brasil. “Ocorre que a nossa sociedade não tem a cultura de doar sangue regularmente, o que ocasiona perda de vidas que poderiam ser evitadas. São várias as demandas para a captação se sangue: acidente, portadores de hemofilia, leucemia e anemias, entre outros”, comentou.
A doação de sangue não provoca risco ou prejuízo á saúde do doador. A conscientização da importância da doação e a desmistificação do tema seriam fundamentais para que mais pessoas doassem sangue espontaneamente.
“Além da conscientização, é razoável que o Poder Público crie incentivos, de natureza não pecuniária, para que a população em geral, ou algumas categorias em especial, sejam encorajadas a doar sangue, fomentando este hábito”, concluiu Mineirinho.
Publicado em: 27 de março de 2014