O vereador Josué Cardozo (PT) acompanhou, na tarde de ontem (17), a assinatura pela prefeita Cristina Carrara o decreto municipal que concede à Associação São Pedro Apóstolo (ASPA), ligada à Paróquia de São Pedro Apóstolo, o título de “Utilidade Pública Municipal”.
A partir de agora, a entidade, que realiza há 2 anos trabalho social com crianças, jovens e idosos, poderá pleitear isenção de taxas municipais, além de poder ser beneficiada com eventual subvenção oferecida pelo Poder Público.
“Esta declaração de utilidade pública é um documento importante para que a Associação possa, a partir de agora, estabelecer convênios e, com isso, ampliar o atendimento prestado voluntariamente à comunidade por seus integrantes. A igreja também é um ponto de acolhimento e precisa de mecanismos de apoio para melhorar seu trabalho. Quando temos na cidade entidades como esta, de relevante caráter social, é nosso dever auxiliar em tudo que couber à Municipalidade, começando pela declaração de utilidade pública, que é uma forma de reconhecimento da sua importância para a comunidade”, resumiu a prefeita Cristina Carrara.
Atualmente, a Associação São Pedro Apóstolo conta com 20 voluntários, que realizam diversos trabalhos com a comunidade. Dentre as atividades sociais promovidas, há distribuição de alimentos, reuniões periódicas com crianças e adolescentes, atendimento domiciliar às pessoas enfermas, além de visitas regulares às famílias em situação de vulnerabilidade social, que muitas vezes resultam em fornecimento de cestas básicas e orientação familiar. Os membros da ASPA também realizam campanhas de prevenção às drogas e arrecadação de alimentos.
A Associação trabalha na construção do Centro Social São Vicente de Paulo. “A ideia é que a Associação tenha um espaço adequado para trabalhar com a comunidade”, afirmou o presidente da ASPA, Sebastião Filho. Atualmente, o Salão Paroquial São Pedro Apóstolo já recebe atividades de um dos grupos descentralizados do Programa da Melhor Idade, da Prefeitura de Sumaré.
Publicado em: 18 de fevereiro de 2014