Notícias

Notícias da Câmara



Câmara realiza debate sobre preconceito racial no dia da consciência negra

Câmara realiza debate sobre preconceito racial no dia da consciência negra
Visualize fotos

 Na última quarta-feira (20), a Câmara Municipal de Sumaré promoveu uma sessão solene em comemoração ao Dia da Consciência Negra. Durante o evento, que homenageou cinco personalidades negras, foi discutido o preconceito racial e a igualdade de políticas públicas. Os homenageados receberam o diploma de honra ao mérito pelos serviços prestados à comunidade.

O presidente da Casa, Dirceu Dalben (PROS), defendeu a igualdade entre as pessoas. “Apesar de todas as conquistas que a comunidade teve, ainda temos que continuar lutando pela liberdade, pelo direito e pela igualdade”, disse o vereador.

Em Sumaré, o Dia da Consciência Negra entrou no Calendário Oficial de Comemorações através da Lei 3.660, do dia 07 de março de 2002, sancionada por Dalben, quando era prefeito. O ponto facultativo também é considerado feriado municipal em diversas cidades. O Decreto Municipal 252, de 2004, criou o Diploma de Honra ao Mérito Zumbi dos Palmares. Ele foi idealizado pelo então vereador Alan Cardeque Simões de Almeida (12ª Legislatura, entre 2001 e 2004). Este ano, o ex-parlamentar indicou os cinco homenageados.

Almeida comentou a nomeação do diploma e ressaltou a desigualdade racial no mercado de trabalho. “Zumbi dos Palmares não é um herói, é um negro nacional. A luta que ele teve no passado, é a mesma luta dos dias atuais. Hoje, os afro-decententes trabalham em igualdade aos brancos, mas recebem menos. Zumbi lutou por uma vida mais justa. Não é cor da pele que faz o homem, mas sim o seu caráter”, disse.

Zumbi dos Palmares era o líder da luta contra a escravatura no país. Ficou conhecido por conduzir o Quilombo dos Palmares, região no Estado do Alagoas, que abrigava escravos africanos e lutava contra as doutrinas de opressão aos negros e escravos. O feriado do dia 20 de novembro é alusivo à lembrança da morte de Zumbi, em 1695.

HOMENAGEADOS
Foram homenageados na quarta-feira o ex-vereador e atual superintendente da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Alfredo Albuquerque Mangueira; a sindicalista de Nova Odessa, Nordete de Fátima Ribeiro; o ex-servidor público Demóstenes Carvalho Toledo; o radialista Moisés da Rocha e o jornalista Odair Silva Santos. O último também comentou sobre as dificuldades raciais. “A luta do negro é a mais difícil, pois em qualquer lugar que ele for, em qualquer lugar do mundo, ele vai levar sua cor. O negro já foi escravizado, torturado, machucado. E não machucou só no momento da escravidão. Machuca até hoje, pois dói na alma”

Participaram da solenidade ainda os vereadores Ulisses Gomes (PT), Sérgio de Carvalho Elias, o Sérgio Populina (PSB), João Maioral (PDT), Clauduir Menes, o Cláudio Meskan, Ronaldo Mendes (PSDB), Marcos da Conceição, o Prof. Marquinho (PT), Rubens Champam (PSDB) e Marcos de Paula (PSB). Também esteve presente a presidente do Conselho Municipal da Igualdade Racial, Bárbara Cristina Rodrigues de Almeida.




Publicado em: 21 de novembro de 2013