Notícias

Notícias da Câmara



No dia da consciência negra, Câmara de Sumaré faz homenagem para cinco pessoas

No dia da consciência negra, Câmara de Sumaré faz homenagem para cinco pessoas
Visualize fotos

No feriado municipal do Dia da Consciência Negra, a Câmara de Sumaré irá promover uma sessão solene em comemoração à data, com homenagens para cinco cidadãos da cidade. O evento acontece no plenário da Câmara e deve ter início às 10 horas desta quarta-feira (20). As pessoas homenageadas vão receber um diploma de honra ao mérito.

“É importante que o Poder Público e a sociedade façam esta reflexão neste dia, principalmente no que diz respeito à valorização, os direitos das pessoas. O dia 20 de novembro marca uma luta contra o preconceito racial. Os negros representam a formação da cultura e a base do povo brasileiro”, disse o vereador Dirceu Dalben (PROS), também presidente da Câmara.

Os homenageados foram indicados pelo ex-vereador Alan Cardeque Simões de Almeida (12ª Legislatura, entre 2001 e 2004). Todas as personalidades homenageadas contribuíram em prol da comunidade negra de Sumaré e vão receber a Honra ao Mérito Zumbi dos Palmares. A data é alusiva sob a lembrança da morte de Zumbi, em 1965. Ele era o líder da luta contra a escravatura no país. Ficou conhecido por conduzir o Quilombo dos Palmares, região no Estado do Alagoas, que abrigava escravos africanos e lutava contra as doutrinas de opressão aos negros e escravos.

Em Sumaré, a data entrou no Calendário Oficial de Comemorações através da Lei 3.660, do dia 07 de março de 2002, sancionada por Dalben, quando era prefeito. O ponto facultativo também é considerado feriado municipal em outras sete cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas).

HOMENAGEADOS
Serão homenageados na quarta-feira o ex-vereador e atual superintendente da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Alfredo Albuquerque Mangueira; a sindicalista de Nova Odessa, Nordete de Fátima Ribeiro; o ex-servidor público Demóstenes Carvalho Toledo; o radialista Moisés da Rocha e o jornalista Odair Silva Santos.

A solenidade acontece na Travessa 1º Centenário, número 32, sede do Poder Legislativo em Sumaré. O evento é aberto ao público.




Publicado em: 18 de novembro de 2013