No feriado municipal do Dia da Consciência Negra, a Câmara de Sumaré irá promover uma sessão solene em comemoração à data, com homenagens para cinco cidadãos da cidade. O evento acontece no plenário da Câmara e deve ter início às 10 horas desta quarta-feira (20). As pessoas homenageadas vão receber um diploma de honra ao mérito.
“É importante que o Poder Público e a sociedade façam esta reflexão neste dia, principalmente no que diz respeito à valorização, os direitos das pessoas. O dia 20 de novembro marca uma luta contra o preconceito racial. Os negros representam a formação da cultura e a base do povo brasileiro”, disse o vereador Dirceu Dalben (PROS), também presidente da Câmara.
Os homenageados foram indicados pelo ex-vereador Alan Cardeque Simões de Almeida (12ª Legislatura, entre 2001 e 2004). Todas as personalidades homenageadas contribuíram em prol da comunidade negra de Sumaré e vão receber a Honra ao Mérito Zumbi dos Palmares. A data é alusiva sob a lembrança da morte de Zumbi, em 1965. Ele era o líder da luta contra a escravatura no país. Ficou conhecido por conduzir o Quilombo dos Palmares, região no Estado do Alagoas, que abrigava escravos africanos e lutava contra as doutrinas de opressão aos negros e escravos.
Em Sumaré, a data entrou no Calendário Oficial de Comemorações através da Lei 3.660, do dia 07 de março de 2002, sancionada por Dalben, quando era prefeito. O ponto facultativo também é considerado feriado municipal em outras sete cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas).
HOMENAGEADOS
Serão homenageados na quarta-feira o ex-vereador e atual superintendente da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Alfredo Albuquerque Mangueira; a sindicalista de Nova Odessa, Nordete de Fátima Ribeiro; o ex-servidor público Demóstenes Carvalho Toledo; o radialista Moisés da Rocha e o jornalista Odair Silva Santos.
A solenidade acontece na Travessa 1º Centenário, número 32, sede do Poder Legislativo em Sumaré. O evento é aberto ao público.
Publicado em: 18 de novembro de 2013