Notícias

Notícias da Câmara



Gabinete itinerante visita Avenida Emilio Bosco e Dalben faz diligência no Matão

Gabinete itinerante visita Avenida Emilio Bosco e Dalben faz diligência no Matão
Visualize fotos

A Avenida Emílio Bosco, principal via da Região do Matão, em Sumaré, foi a escolhida para a instalação do gabinete itinerante do presidente da Câmara, Dirceu Dalben (PROS), conhecida como “A Tenda do Povo”. Segundo a assessoria do vereador, 82 pessoas protocolaram reclamações das 9h às 15h. Estima-se que mais de 200 passaram pelo local. Dalben aproveitou para fazer diligências na Região e ouvir os moradores locais.

Instalada nas proximidades do Posto de Saúde da Família (PSF), do Jardim Santa Clara, a Tenda registrou reclamações sobre saúde, transporte, segurança, entre outras. O vereador realizou ainda diversos atendimentos com relação a programas habitacionais.

Como já havia feito em setembro, quando visitou o Jardim Mineápolis, Região de Nova Veneza, Dalben fez uma grande diligência em alguns bairros, a pedido dos moradores. Andou por alguns pontos da própria Avenida Emílio Bosco para constatar a dificuldade do trânsito de veículos e a passagem de pedestres. “Essa avenida está saturada. Desde o início do ano estamos enviando propostas para a Prefeitura e cobrando melhorias. Uma boa alternativa para desafogar o trânsito seria a abertura da Avenida Santo Irineu, mas falta vontade política da Prefeitura”, disse Dalben.

Em quatro pontos da Avenida Santo Irineu, Dalben conversou com os moradores, que aprovaram a iniciativa. O vereador também conversou com alguns comerciantes do bairro Vila San Martin. De frente à Praça do Evangelho, nota-se a instalação de grandes postes, instalados pela CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz), ainda na Avenida Comendador Aladino Selmi, em Campinas. No dia 17 de setembro, Dalben enviou um requerimento a Prefeitura exigindo o cancelamento do projeto, por apresentar riscos à população.

“Essa rede vai causar um imenso prejuízo para a população local. Tudo isso vem causando uma preocupação muito grande por parte dos moradores, comerciantes e segmentos religiosos”, destacou Dalben. O comerciante Edgar Calcário também não concorda com o projeto. “Tem tanto lugar para estes postes passar e querem colocá-los num lugar onde o trânsito já está um caos. No meu caso, eles vão dar a volta no meu terreno e vou ter que ficar o dia inteiro debaixo da alta tensão. Já ouvi na televisão que isso pode causar até câncer”, disse.

Inicialmente, o trajeto da rede seria pela Avenida Emílio Bosco. Recentemente foi desviado para a Avenida Minasa. “Apenas mudou de endereço. As duas avenidas são duas artérias de fluxo muito alto que dão acesso ao bairro Matão, onde tem comércio, posto de gasolina, empresa, tem moradia, além de ser passagem de pedestres e carros. E sabemos que a nossa lei de ocupação do solo é muito rígida. Ela diz que onde passa as torres da CPFL tem que ter 15 metros de cada lado e que não pode construir nada, nem vegetação”, explicou Dalben.

Na mesma praça, o vereador aproveitou ainda para visitar a base desativada da Guarda Municipal, implantada na época em que era prefeito de Sumaré. A base trazia mais segurança para os comerciantes e para os moradores da Região.

Por fim, Dalben visitou a área verde do bairro Jardim Nova Aurora, onde uma enorme cratera foi aberta pela erosão, ainda no início do ano, causando riscos para os moradores. “Já sabemos que a temporada de chuvas está se aproximando entre dezembro e março e até agora a Prefeitura não se sensibilizou para arrumar esse problema. E não é por falta de material, pois podemos observar que os tubos estão aqui, só falta boa vontade de quem executa as obras na cidade”, concluiu o parlamentar.
A próxima edição da “Tenda” será feita no dia 07 de novembro. O local deve ser divulgado pela assessoria do vereador um dia antes.




Publicado em: 01 de novembro de 2013