Notícias

Notícias da Câmara



Vereadores da CPI fiscalizam frequência de médicos de quatro unidades de saúde

Vereadores da CPI fiscalizam frequência de médicos de quatro unidades de saúde
Visualize fotos

Três vereadores que fazem parte da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) visitaram durante toda a manhã de hoje (29), quatro unidades de saúde de Sumaré, dentre elas a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), do Jardim Macarenko, Região Central. O objetivo da visita foi fiscalizar os livros-ponto de médicos e enfermeiros contratados pela RPS Clínica Médica, empresa que fornece a mão-de-obra para as unidades de saúde da cidade e o centro das investigações da Câmara.

A diligência foi feita pelos vereadores Sérgio de Carvalho Elias, o Sérgio Populina (PSB), Welington Domingos Pereira (PROS) e Ulisses Gomes (PT) e começou no início da manhã na UPA. Eles cobraram as folhas de frequência dos profissionais da empresa e fiscalizaram a presença de cada médico em seu local de trabalho.

“Nosso objetivo é fazer com que o dinheiro seja bem empregado. A Prefeitura repassa por mês para a RPS quase dois milhões de reais e nossa população precisa ser bem atendida”, disse o relator Welington.

Os Pronto-Atendimentos (PA) do Parque das Nações (Região da Área Cura), do Matão e do Jardim Maria Antônia também foram vistoriados. Em todos eles, os vereadores solicitaram os livros-ponto, a tabela de plantões, a escala de horários e checaram a presença dos profissionais.

“A ação foi muito produtiva e estava dentro das nossas expectativas. Constatamos algumas coisas inconsistentes e vamos juntar todas as evidências e encaminhar para as investigações da CPI”, ressaltou Populina. Para o presidente da comissão, o horário registrado na folha de frequência dos médicos não é transparente. “A CPI vai cobrar da Secretaria de Saúde todos os documentos que nós constatamos hoje. A Prefeitura está enviando alguns documentos pela metade e isso deixa a situação mascarada. O que estamos observando é a cumplicidade do Poder Executivo junto à empresa”, disse Gomes.

A diligência nas unidades de saúde foi uma das propostas feitas pelos vereadores na última reunião da CPI, realizada na quinta-feira da semana passada, dia 24.




Publicado em: 29 de outubro de 2013