Uma parceria entre os vereadores Dirceu Dalben (PROS), Welington Domingos, o Welington da Farmácia (PROS) e a ONG INPAMACG (Instituto Nacional da Proteção Animal, Meio Ambiente, Cães e Gatos) vacinou gratuitamente, no último sábado (26), mais de 500 cães no Jardim Maria Antônia, em Sumaré. A parceria foi reforçada com a participação de outras autoridades e instituições locais.
A INPAMACG promove desde março deste ano, campanhas de saúde animal, principalmente em cidades onde existe a deficiência do atendimento. Atualmente o projeto atende mais de mil animais por mês em diversos municípios do Estado de São Paulo. A intenção é atender à população mais carente.
O presidente da ONG, Carlos Ferreira, o Carlão, disse que, pelo tamanho, a cidade de Sumaré deveria comportar espaços para cuidar dos animais. “Uma cidade com mais de 250 mil habitantes não tem um canil ou um abrigo da zoonose. Já teria capacidade para ter dois ou três”, comentou.
A ONG instalou a estrutura do projeto na Praça da Rua Gervacina Alves de Souza, nas proximidades na E.M. Jd. Maria Antônia. Mais de quinze voluntários fizeram o cadastro dos animais, a triagem e a vacinação. Um micro-ônibus e duas tendas deram o suporte para a equipe. Todos os cães foram imunizados com a V12, vacina que protege o animal de doze doenças, dentre elas a parvirose, hepatite e cinomose. Cada vacina tem um custo de R$ 70,00.
“Isso foi muito bom pra nós. Eu trouxe meus cinco cachorros e agora estou mais tranqüila, pois sei que eles não vão ficar doentes”, ressaltou uma moradora. No total, 510 cães foram imunizados, sem custo aos proprietários. Mais de mil pessoas passaram pelo local que ofereceu também, de forma gratuita, pipoca e algodão doce, devido à grande quantidade de famílias e crianças presentes.
Para Dalben, o projeto foi um sucesso. “Foi muito importante a união de esforços. Sempre quando há união de esforços, com atitudes e responsabilidade pública, a população sai ganhando. Hoje, pudemos constatar, mais uma vez, a importância do trabalho desta ONG, da cidade de Cotia, que traz sua estrutura para ajudar os moradores de Sumaré”, disse o vereador, que também vacinou alguns cães.
“Essa é a primeira vez que o Jd. Maria Antônia recebe uma atenção aos animais como esta, fruto de uma parceria com o terceiro setor. Todo o esforço valeu muito a pena e esperamos que atitudes como esta, sirva de lição para o Poder Público criar mais ações que beneficiem a população mais carente”, afirmou Welington.
Também colaboraram com a iniciativa o Vice-Prefeito de Sumaré, Luiz Alfredo Dalben, a ONG Pata Verde, a Associação de Moradores do Jd. Maria Antônia e o comerciante Alexandre Guimarães, o Japa da Pizzaria.
Essa não foi a primeira vez que a ONG esteve em Sumaré. No dia 29 de junho, os cães da Região da Área Cura, foram imunizados na Escola Estadual Profª Maria Ivone Martins Rosa, no Jardim Denadai. Dia 20 de julho, foi a vez da Região do Matão. A ação aconteceu na Escola Estadual Solange Maura Albino, no Jardim Minessota.
Por intermediação dos vereadores, outra campanha pode ser feita ainda este ano. À pedido dos parlamentares, um mutirão de castração para os cães deve ser agendado até dezembro. A castração, além de diminuir a agressividade e os riscos de doenças nos animais, contribui para o controle da população canina.
Publicado em: 28 de outubro de 2013