A Câmara de Sumaré aprovou a Moção de Congratulação 178 pela passagem do Dia dos Professores comemorado no dia 15 de outubro. Apresentada pelo vereador Marcos da Conceição, o Professor Marquinho (PT), a moção foi aprovada por unanimidade na sessão dessa terça-feira (15).
Em seu conteúdo, a Moção explica que a data é comemorada em homenagem ao primeiro estatuto do magistério, promulgado por Dom Pedro I em 25 de outubro de 1827 e justifica a importância da educação na definição da igualdade social, pois ela é uma ferramenta de conscientização e de formação do cidadão.
“Parabenizamos esses profissionais que, com competência e desprendimento, ensinam e educam com paciência e a versatilidade de verdadeiros mestres. E é com um propósito impessoal de ensinar, que revigoram os alunos o desejo de descobrir e conhecer cada vez mais, que plantam a semente do saber, fazendo de suas mãos as mãos do aluno, de seus olhos, os olhos dos que admiram, de seus conhecimentos, o aprendizado dos seus seguidores”, defendeu Marquinho.
O vereador diz que o professor é um profissional de coragem, movido pelo amor à educação e que constrói o futuro do país, considerando que o ser humano é o bem mais precioso e os professores trabalham na educação desse patrimônio.
“Entretanto nem sempre é reconhecido devidamente pelos seus esforços. Por se tratar de um trabalho de essencial importância à comunidade, por participarem ativamente na formação de cidadãos de todas as idades, estes profissionais merecem ser valorizados para que melhorem cada vez mais sua atuação”, disse.
O presidente da Casa de Leis, vereador Dirceu Dalben (PPS), parabenizou o vereador pela iniciativa e apoiou a Moção parabenizando os professores. “Quero, nesse dia 15 de outubro, parabenizar a todos os professores e professoras pelo seu dia, com a convicção de que o espírito de luta que move os profissionais da educação terminará por fim a convencer os agentes políticos de quão necessários é atentar para aqueles que dedicam suas vidas à formação de seres humanos comprometidos com a cidadania”, comentou Dalben.
Publicado em: 22 de outubro de 2013