Notícias

Notícias da Câmara



Vereadores criticam falta de privacidade em PSF durante consultas ginecológicas

Vereadores criticam falta de privacidade em PSF durante consultas ginecológicas
Visualize fotos

Dois vereadores de Sumaré estão cobrando explicações da Prefeitura sobre a falta de privacidade no Posto de Saúde da Família (PSF) do Residencial Ângelo Tomazini, Região do Jd. Maria Antônia. O principal problema acontece nos exames e consultas ginecológicas, destinadas às mulheres, onde as pacientes precisam tirar as roupas, mesmo com a falta de cortinas no local de atendimento.

O documento apresentado pelos vereadores Marcos de Paula (PSB) e Welington Domingos Pereira, o Welington da Farmácia (PDT) traz imagens que comprovam a falta de cortinas no consultório. Eles citam ainda a Campanha Nacional do Câncer de Mama, conhecida como o mês da Prevenção Rosa, que funciona como incentivo para as mulheres realizarem exames preventivos.

De Paula criticou a falta de intimidade das pacientes. “O constrangimento começa nos próprios postinhos, onde as mulheres necessitam de consultas ginecológicas, e quando conseguem, a municipalidade não oferece privacidade em seus equipamentos públicos, como consta na foto tirada por uma moradora. As mulheres ficam avistadas por pessoas do lado de fora”, disse o parlamentar.

Além do problema com a privacidade, o requerimento 939 aponta também para a falta de banheiros no PSF. Segundo os vereadores, apenas um está em funcionamento, servindo tanto para homens, quanto para as mulheres.

“Esse posto de saúde da família é uma conquista importante aos moradores da região do Jardim Maria Antônia e pelo pouco tempo de inaugurado, encontra-se em estado de abandono, sem conservação, manutenção e limpeza”, desabafou Domingos.

O documento, que foi aprovado durante a sessão da semana passada, cobra providência imediata no local.
 




Publicado em: 15 de outubro de 2013