Dois vereadores de Sumaré estão cobrando explicações da Prefeitura sobre a falta de privacidade no Posto de Saúde da Família (PSF) do Residencial Ângelo Tomazini, Região do Jd. Maria Antônia. O principal problema acontece nos exames e consultas ginecológicas, destinadas às mulheres, onde as pacientes precisam tirar as roupas, mesmo com a falta de cortinas no local de atendimento.
O documento apresentado pelos vereadores Marcos de Paula (PSB) e Welington Domingos Pereira, o Welington da Farmácia (PDT) traz imagens que comprovam a falta de cortinas no consultório. Eles citam ainda a Campanha Nacional do Câncer de Mama, conhecida como o mês da Prevenção Rosa, que funciona como incentivo para as mulheres realizarem exames preventivos.
De Paula criticou a falta de intimidade das pacientes. “O constrangimento começa nos próprios postinhos, onde as mulheres necessitam de consultas ginecológicas, e quando conseguem, a municipalidade não oferece privacidade em seus equipamentos públicos, como consta na foto tirada por uma moradora. As mulheres ficam avistadas por pessoas do lado de fora”, disse o parlamentar.
Além do problema com a privacidade, o requerimento 939 aponta também para a falta de banheiros no PSF. Segundo os vereadores, apenas um está em funcionamento, servindo tanto para homens, quanto para as mulheres.
“Esse posto de saúde da família é uma conquista importante aos moradores da região do Jardim Maria Antônia e pelo pouco tempo de inaugurado, encontra-se em estado de abandono, sem conservação, manutenção e limpeza”, desabafou Domingos.
O documento, que foi aprovado durante a sessão da semana passada, cobra providência imediata no local.
Publicado em: 15 de outubro de 2013