Durante a 4ª Reunião da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Saúde em Sumaré, vereadores membros discutiram sobre a ausência de respostas do Conselho Municipal de Saúde e da Empresa RPS Clínica Médica Ltda, responsável por fornecer mão de obra para a Saúde do município. Realizada hoje (10) às 14 horas no plenário da Câmara Municipal, o encontro foi aberto ao público como nas outras ocasiões.
Depois de 31 dias de trabalho, a Comissão já tem hoje um número considerável de resposta dos 27 requerimentos aprovados. Cada documento estipula o prazo de 15 dias para entrega da resposta. No entanto, a Empresa RPS e o Conselho não responderam a nenhuma solicitação.
O Conselho de Saúde convidou os vereadores membros para participarem da sua reunião de prestação de contas mensal, mas não entregou os documentos solicitados há mais de 15 dias.
O relator da Comissão, vereador Welington Domingos Pereira, o Welington da Farmácia (PDT), criticou a posição. “Ou eles passam as informações que pedimos ou indicam o órgão competente. Mas dentre o que foi pedido, está, por exemplo, cópia das atas de reuniões ordinárias e extraordinárias do próprio Conselho. A Prefeitura está entregando as informações, a Secretaria de Saúde também entregou, porque a RPS e o Conselho estão negando informações?”, disse.
Nesta reunião, o presidente da Comissão, vereador Ulisses Gomes (PT), reiterou dois requerimentos. Um deles solicita informações ao Conselho de Saúde e outro à RPS questionando se foi aberto algum processo administrativo para apurar as faltas graves dos profissionais da saúde, principalmente médicos.
O relator Welington reiterou também um requerimento encaminhado ao Conselho solicitando informações sobre a composição e demais documentos relacionados à administração e funcionamento do órgão fiscalizatório.
O vereador membro Sérgio de Carvalho Elias, o Sérgio Populina (PSB) também fez uma reiteração. No documento, ele cobra informações da RPS, sobre a existência de inclusão no contrato com a Prefeitura o fornecimento de profissionais enfermeiros, dentistas e outras especialidades.
A data da próxima reunião foi definida para o dia 24 de outubro às 14 horas. “A partir desta próxima reunião teremos que trabalhar com prazo mais curto de um encontro para outro”, concluiu o presidente da Comissão.
Publicado em: 10 de outubro de 2013