O presidente da Câmara de Sumaré, Dirceu Dalben (PPS) participou na manhã de hoje (26), do projeto Escola Viva, na E.E. Ângelo Campo Dall’Orto, no Jardim Nova Veneza. O vereador foi convidado para explicar as funções do Legislativo e responder às perguntas dos alunos. Políticas públicas foi o tema da décima edição do projeto.
“O contato dos alunos com o vereador Dalben foi muito importante, pois precisamos formar cidadão críticos politicamente para que eles conheçam melhor sua sociedade e seu direito de reivindicar”, disse Rosália Migliordi Magalhães, diretora da escola.
Primeiramente, Dalben assistiu apresentações e vídeos produzidos pelos alunos com a orientação dos professores. Segundo o vice-diretor José Carlos Matheus, o tema deste ano foi escolhido baseado no momento político vivido no país. “Os professores e alunos decidiram pelo tema após a onda de reivindicações. Queremos mostrar que é possível lutar pelo direito comum sem violência”, explicou.
Na segunda etapa do projeto, o vereador explicou as funções do Legislativo, bem como seu entendimento sobre políticas públicas. Depois, os alunos fizeram perguntas, sobre diferentes assuntos. “Parabéns à direção, aos professores, aos funcionários e principalmente aos alunos que se dedicaram nos trabalhos de pesquisa e se propuseram a assistir e formular perguntas”, concluiu.
Um aluno da escola chegou a mencionar que o vereador fez “uma aula de cidadania”.
Segundo a escola, 1.400 alunos foram envolvidos no projeto, que se encerra amanhã (27). Outras autoridades também foram convidadas a participar.
No final, a direção da escola recebeu das mãos de Dalben três exemplares da Lei Orgânica de Sumaré, três exemplares do Regimento Interno da Câmara de Sumaré e um exemplar do livro “Sumaré dá a volta por cima – Uma lição de cidadania da RMC”, do jornalista José Pedro Martins. Todos foram doados para a biblioteca da escola.
Publicado em: 26 de setembro de 2013