A AutoBAn, empresa que administra a Rodovia Anhanguera, voltou a ser criticada na Câmara de Sumaré. Durante a sessão de ontem (24), o presidente da Casa, Dirceu Dalben (PPS) desaprovou o fechamento de um acesso nas proximidades do Parque Ideal, Região de Nova Veneza, promovido pela empresa. A atitude faz com que o trânsito da marginal da rodovia desvie para uma rua comum, dentro do perímetro urbano.
Dalben apresentou um requerimento cobrando explicações da Prefeitura, referente às medidas tomadas pela municipalidade contra o fechamento do acesso. O documento 909, explica que a AutoBan bloqueou a única saída de duas empresas (Sotreq e Restaurante Frango Assado) para a marginal da via, fazendo com que o trânsito de veículos leves e pesados desemboque na Rua Dois do bairro, para acessar novamente a marginal.
“Os moradores daqueles bairros ficaram ilhados. A concessionária fez as melhorias no leito da rodovia e jogou todo o trânsito da marginal numa rua municipal sem infra-estrutura, sem asfaltamento decente, sem largura suficiente, além de prejudicar economicamente empresas que geram emprego e riqueza para o município”, explicou Dalben.
O vereador advertiu ainda que a rua carece de manutenção, pois não tem sinalização horizontal, guias, sarjetas e galerias pluviais.
No documento, Dalben questiona se existem pareceres ou notificações oficiais na Prefeitura, para o fechamento do acesso, bem como o desvio do trânsito e cobra obras de recuperação asfáltica no local. Ele também criticou os abusos que a empresa pratica na cidade. “A cada dia que passa a concessionária imagina que ganhou o direito de administrar não só a rodovia, mas o município de Sumaré. Pois ela interfere no anel viário da cidade e no direito de ir e vir do cidadão”, disse Dalben.
“Este requerimento vem para alertar o Poder Executivo de cumprir a função de bem administrar o nosso município e ocupar o que é seu de direito, o direito de administrar Sumaré e não delegar isso para a Autoban, pois ela não está preocupada com as pessoas que aqui residem. Ela está preocupada em desviar o trânsito da rodovia e centralizar nas praças de pedágio, pois o que ela quer é faturar e nossa população não é obrigada a ficar ilhada pelo capricho de uma concessionária”, concluiu.
INTERDIÇÃO DO JD. MARACANÃ
O fechamento do acesso Km 111+900 não foi o primeiro a ser criticado na Casa de Leis da cidade. No dia 22 de agosto, acompanhado de Dalben, o vereador Sérgio Populina (PSB) impediu o fechamento da Rua Dois do Jardim Maracanã, Região da Área Cura.
Na ocasião, os moradores acionaram os parlamentares após a construção de um guardirreio no meio da via, na altura do quilômetro 109 da Anhanguera, sentido capital. Após a avaliação dos vereadores, dos moradores e da assessoria jurídica da Câmara o guardirreio foi derrubado.
Cinco dias depois, os vereadores protocolaram uma moção de repúdio e um requerimento baseados no episódio. “Se a rua fosse impedida, motoristas que trafegariam pela Av. Chico Mendes, seriam impedidos de retornar ao bairro e acessar o comércio local”, explicou Populina.
26 KM DE GESTÃO
Das três rodovias que cortam Sumaré, duas são administradas pela AutoBAn. A Anhanguera atravessa a cidade por cerca de dez quilômetros, cruzando as Regiões de Nova Veneza, Jd. Maria Antônia, Matão e Área Cura, onde se encontra a maioria da população.
Já a Rodovia dos Bandeirantes, que possui cerca de treze quilômetros de sua extensão no município, cruza apenas a área rural. Nas proximidades do acesso para a Estrada Norma Marson Biondo, que faz a ligação com a cidade de Monte Mor, há uma praça de pedágio ao custo de R$ 6,40 por veículo leve ou eixo.
A Rodovia Virginia Viel Campo Dall’Orto é administrada pelo Governo Estadual através da Departamento de Estradas e Rodagem (DER). Ela liga a Rodovia Anhanguera até a Região Central.
Publicado em: 25 de setembro de 2013