Notícias

Notícias da Câmara



Vereadores criticam Zona Azul e sugerem aumento de tolerância no estacionamento

Vereadores criticam Zona Azul e sugerem aumento de tolerância no estacionamento
Visualize fotos

Devido a grande procura de motoristas que se sentiram lesados por multas aplicadas de forma contraditória na Zona Azul das ruas da Região Central da cidade, a Câmara de Sumaré, aprovou durante a sessão de terça-feira (17), dois documentos pedindo providências em relação ao assunto. Durante discussão, houve a sugestão de aumentar a tolerância mínima no estacionamento, sem o pagamento do ticket.

O requerimento 893, de autoria do presidente da Casa, Dirceu Dalben (PPS) afirma que diversos munícipes são multados antes dos primeiros dez minutos em que o veículo ficou estacionado, o que contraria a Lei Municipal nº 4.286, de 14 de dezembro de 2006, de autoria do vereador Décio Marmirolli (PSDB).

“Em todo local que existe estacionamento pago, existe uma tolerância de dez ou quinze minutos, para que a pessoa que precisar estacionar dentro deste prazo, não precise pagar o estacionamento nem multa. O que vem ocorrendo em Sumaré e chegou até esta Casa de Leis, são reclamações de pessoas que estacionam dentro dos dez minutos e quando chega ao carro já tem uma multa”, argumentou Dalben, autor da Lei de criação da Zona Azul em Sumaré, em 1994.

Os vereadores Marcos de Paula (PSB) e Welington da Farmácia (PDT) protocolaram o documento 872. Nele, os parlamentares classificam a situação como “um abuso por parte dos agentes de trânsito” e que as multas estão sendo feitas sem critérios.

Ambos os documentos questionam à Prefeitura e a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Rural (SMMUR) quanto ao número de agentes de trânsito, relação de profissionais, a quantidade de multas aplicadas na cidade pela falta de ticket e o valor arrecadado pelo município. Há também a sugestão de uma campanha de conscientização, para orientar os motoristas da aplicabilidade das multas.

O vereador Sérgio Populina (PSB) propôs que a tolerância mínima aumente para quinze minutos, para ser adequada com a Lei Federal.

Em Sumaré, existem mais de mil vagas sinalizadas distribuídas pela Avenida Sete de Setembro e nas Ruas Antônio Jorge Chebabi, Antônio do Vale Melo, Dom Barreto, José Maria Miranda, Pedro Consolin, Ângelo Ôngaro, Justino França e Ipiranga.
 




Publicado em: 21 de setembro de 2013