Na sessão realizada na última terça-feira (03), na Câmara de Sumaré, o vereador Sérgio Populina (PSB) criticou o anúncio de uma reforma na UBS (Unidade Básica de Saúde) do Parque das Nações, Região da Área Cura. Para o vereador, o valor gasto com a reforma é quase 60% do valor da construção de uma unidade de saúde.
O requerimento nº 816 afirma que a atual UBS do Pq. das Nações está na sua capacidade máxima de atendimento e que a justificativa da reforma é a falta de área disponível para a construção de uma nova UBS.
Segundo o vereador, uma proposta foi enviada à Prefeitura no dia 18 de julho. Ele lembrou que os lotes 24 e 25 da Rua Bárbara Alves de Souza é de propriedade do município e que comportaria uma unidade de saúde para desafogar a demanda da Região.
“Na Conferência da Saúde, no dia 29 de agosto, a prefeita falou que conseguiu junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) uma verba de R$ 800 mil para reformar aquele posto de saúde”, garantiu Populina. “A construção de um novo prédio custa em média R$ 1,4 milhão. O recurso que falta pode ser conseguido junto ao Governo Federal”, lembrou o vereador.
O documento afirma que após ser ouvida, comunidade local não aceitaria trocar uma nova UBS por uma reforma. “Hoje existe uma lei na cidade, criada pela própria prefeita, em que uma empresa adota um posto de saúde, para fazer as devidas reformas. Essa verba adquirida junto ao BID poderia ser destinada para outros fins. Gostaria de fazer um debate maior sobre o tema”, defendeu.
Publicado em: 06 de setembro de 2013