A Câmara Municipal realizou na noite de ontem (03) a 26ª sessão ordinária do ano. Na ordem do dia foram votados e aprovados 34 requerimentos, 109 indicações e oito moções. Não houve votação de projetos. Antônio Carlos Gonçalves de Souza, de 53 anos e representante da Pastoral do Idoso da cidade, usou a Tribuna Livre para agradecer aos vereadores que aprovaram a lei da “Creche do Idoso”.
O projeto do vereador Sergio Populina (PSB) foi aprovado pela Câmara no dia nove de maio, mas foi vetado pela prefeita. Na sessão do dia 20 de agosto, os vereadores rejeitaram o veto por 15 votos e a Lei foi promulgada pelo presidente da Casa, Dirceu Dalben (PPS). “Lembrando que é o dever do município dar amparo à pessoa idosa. Nada mais justo que o município dar o amparo a essas pessoas”, disse Souza.
O projeto cria o C.A.P.I.S. (Centro de Amparo à Pessoa Idosa de Sumaré). A proposta tem como base o Estatuto do Idoso e tem o objetivo de criar espaços para pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, em horário comercial, com a assistência de médicos, enfermeiros, nutricionistas e outros profissionais. O CAPIS pode ser denominado como uma ‘creche do idoso’.
“Esse projeto é para famílias carentes que não têm onde deixar seus idosos para ir trabalhar. E um projeto desse não chega a ser muito caro. Pois também podemos contar com a ajuda dos deputados através de emendas”, alegou Souza.
PROEB dos Idosos
“Como existe o PROEB (Programa de Avaliação de Educação Básica), que é a bolsa creche das crianças, assim vai ser a bolsa creche dos idosos, para que as pessoas possam trabalhar durante o dia e buscar seu ente querido no fim da tarde”, disse o vereador Joel Cardoso (PPL), que assinou o projeto junto a Populina e Welington da Farmácia (PDT).
O representante da Pastoral também garantiu que está reunido com uma equipe que apoia a lei do CAPIS. Juntos eles devem realizar um levantamento nos bairros de Sumaré para saber qual região possui maior necessidade para receber a instalação do Centro. No término, Dalben agradeceu Souza e solicitou para a Câmara, uma cópia da conclusão do levantamento.
Publicado em: 04 de setembro de 2013