Os vereadores de Sumaré aprovaram por unanimidade, durante a sessão de terça-feira (20), o projeto que autoriza a prefeitura a criar um Banco de Alimentos. A intenção é que a cidade tenha uma estrutura para arrecadar alimentos de empresas, rede varejista e principalmente de produtores rurais, por meio de programas governamentais. A autoria do projeto é do vereador Ulisses Gomes (PT).
Cabe a prefeitura estruturar o local e organizar questões de cadastramento, arrecadação, armazenamento, seleção e distribuição dos alimentos, colaborando com o combate ao desperdício além de apoiar o abastecimento local. Os alimentos devem ser entregues em forma de doação.
“Este projeto vem atender as famílias de baixa renda. Com a criação do Banco de Alimentos, a prefeitura pode adquirir produtos da agricultura familiar para atender as escolas, creches, ONGs e toda a demanda no município”, explicou Gomes.
O documento 124/13 propõe que o programa fique vinculado à Secretaria Desenvolvimento Econômico, sob a superintendência de Agricultura e a criação de um conselho com representantes do Poder Público e de produtores rurais.
“As novas exigências governamentais, exige que se crie este Banco de Alimentos, pois hoje nossos produtores estão abastecendo os Bancos de Hortolândia e Campinas”, completou o vereador.
Publicado em: 23 de agosto de 2013