O vereador Dirceu Dalben (PPS), presidente da Câmara de Vereadores de Sumaré, cobrou do Poder Executivo informações referentes ao fechamento das escolas estaduais no período noturno na cidade. O pedido foi feito através do requerimento nº 731 que foi lido e aprovado na Sessão Ordinária da última terça-feira (13).
De acordo com informações levantadas pela assessoria do vereador, milhares de alunos em todo o município trabalham durante o dia para ajudar no orçamento de suas famílias, sendo os mesmos obrigados a estudarem no período noturno, e garantir assim, suas qualificações dentro do mercado de trabalho.
A reclamação e indignação de pais, alunos e moradores de diversas regiões do município chegaram até o vereador. Os responsáveis pelas unidades de ensino alegam falta de segurança nos locais, sendo esse o motivo da paralisação das aulas no período noturno.
Um dos pais, o senhor José Luiz Foga, encabeçou reunião, realizada nos dias 24 e 31 de julho de 2013 no Instituto de Promoção do Menor de Sumaré (IPMS) com a participação de 100 pais de alunos, onde a pauta do encontro foi voltada para uma solução do problema com a volta das aulas no período noturno imediatamente.
O fechamento das Escolas no período noturno repetidamente deixou muitos alunos em situação difícil, onde para não perderem o ano letivo, foram obrigados a se transferir para outras escolas, fazendo com que, a maioria desses alunos fosse estudar distante de suas casas, correndo um risco ainda maior com a falta de segurança no trajeto de ida e de retorno das unidades de ensino.
“De quem partiu a determinação para o fechamento destas escolas? Se fechou por falta de segurança, o que o Poder Executivo está fazendo para os alunos não sejam prejudicados nos estudos?”, questionou Dalben.
Publicado em: 19 de agosto de 2013