Os vereadores de Sumaré derrubaram ontem (13), durante sessão ordinária, o pedido de urgência para abertura de crédito de mais de R$ 1,7 milhão, destinados a estudos técnicos para programas habitacionais. O pedido foi feito pela Prefeitura. Alguns vereadores pediram tempo para estudar o projeto, por desconhecer seu conteúdo.
Segundo a Secretaria da Câmara, o documento foi protocolado às 16h da última sexta-feira (09).
Antes de ser rejeitado por 12 votos, o pedido de urgência causou diferentes opiniões entre os vereadores. O líder da bancada governista, Dr. Rui Macedo (PSDB), explicou o cronograma da destinação da verba. “O prazo fatal do processo licitatório exaure no final de setembro e para que chegue a tempo teria que ser votado hoje”, explicou.
O vereador Prof. Marquinhos (PT), contestou a urgência. “Causa estranheza, pois essa verba não chegou hoje na Secretaria de Habitação e, nós vereadores, precisamos ter acesso para votarmos com urgência”, disse. Os vereadores Marcos de Paula (PSB) e Welington da Farmácia (PDT) destacaram que não foram procurados para receber explicações do projeto.
“Se votarmos hoje e ele estiver errado, correremos o risco de perder esta verba. Acredito que não vai atrasar em nada. Já aprovamos dois projetos em regime de urgência da Prefeitura e tivemos que votar de novo, pois estavam errados”, afirmou Geraldo Medeiros (PT).
A discussão aumentou quando o vereador Décio Marmirolli (PSDB) afirmou que o projeto é destinado para pessoas pobres. “Quando fala que é pra pobre, temos que votar de qualquer jeito?”, questionou o vereador Ulisses Gomes (PT).
Por fim, o presidente da Casa, Dirceu Dalben (PPS), compartilhou a opinião da maioria dos vereadores e também pediu prazo para analisar o projeto. Segundo o Regimento Interno da Câmara, o documento deveria voltar para pauta após 15 dias, contudo Dalben se comprometeu em colocá-lo, novamente em urgência para a próxima sessão. “Quero assumir o compromisso de que o projeto estará na pauta da semana que vem”, concluiu.
Publicado em: 14 de agosto de 2013