Está em tramitação na Câmara de Vereadores de Sumaré, um projeto de lei determina que a Prefeitura fixe um painel nas unidades de saúde da cidade, para identificar os profissionais responsáveis pelo atendimento. A proposta é do presidente da Casa, Dirceu Dalben (MD). A intenção do vereador é que o cidadão possa identificar com facilidade, se precisar fazer alguma reclamação.
O Projeto de Lei 113/2013 pede a divulgação dos responsáveis administrativos e de médicos plantonistas. Os painéis devem ser fixados nas Unidades Básicas de Saúdes, nos Pronto Atendimento, no Ambulatório de Especialidades e em todos os locais da rede de saúde que oferecem serviços de atendimento médico no município.
“Como nos últimos meses, a situação no setor da saúde pública municipal tem se agravado com a falta de profissionais, o projeto também garantirá maior segurança aos pacientes no caso de alguma negligência cometida por algum profissional, facilitando assim, a identificação do plantonista na abertura de processo jurídico ou sindicância”, justificou Dalben.
A falta de médicos é um problema cada vez mais grave na cidade. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), Sumaré tem menos de um médico para cada grupo de mil pessoas. O Ministério da Saúde recomenda 2,5. Ontem (10), manifestantes cobraram melhorias na área. O protesto aconteceu em frente ao antigo Hospital Conceição Imaculada, na Avenida Júlio de Vasconcelos.
O projeto de Dalben foi protocolado no início de junho e deve ser apreciado no retorno do recesso.
Publicado em: 11 de julho de 2013