Notícias



Presidente da Ponte Preta recebe homenagem na Câmara de Sumaré

Visualize fotos

 

Moção de Willian Souza congratula Sebastião Arcanjo, o Tiãozinho, único presidente negro entre todos os clubes que disputam as séries A e B do Campeonato Brasileiro

 

A Câmara Municipal de Sumaré aprovou a moção de congratulação destinada ao presidente da Associação Atlética Ponte Preta, da cidade de Campinas. Empossado como dirigente máximo do clube no início de novembro, Sebastião Arcanjo, o Tiãozinho, recebeu a moção das mãos do presidente da Casa, vereador Willian Souza (PT), autor da propositura. A moção aprovada com 19 votos favoráveis foi entregue durante a sessão ordinária realizada na noite desta quinta-feira (21).

A homenagem tem caráter ainda mais simbólico nesta semana em que se celebra a Consciência Negra, uma vez que Tiãozinho é o único presidente negro entre todos os clubes que disputam as séries A e B do Campeonato Brasileiro em 2019 e o único negro a presidir a Ponte Preta em 119 anos do clube, um dos mais velhos e tradicionais do Brasil.

Para o presidente do Legislativo, a moção tem o objetivo de “reconhecer os méritos da brilhante trajetória de Tiãozinho, marcada pelo profissionalismo, pela intensa luta contra o racismo e pela paixão desportiva que culmina nesse momento com a presidência da Associação Atlética Ponte Preta”, destaca Willian Souza.

A carreira profissional do homenageado teve início na CPFL em 1984, onde ingressou por meio de concurso público como leiturista, sendo promovido, longo em seguida, a eletricista de distribuição. Ainda na companhia, foi vice-presidente da CIPA e membro do Conselho de Representantes dos Empregados. Atuou também como diretor no Sindicato dos Eletricitários.

A organização dos trabalhadores e a militância no movimento negro levaram Tiãozinho para a política. Na Câmara de Campinas, foi autor da lei que instituiu o 20 de novembro como feriado pelo Dia da Consciência Negra no município. No Executivo, exerceu a função de secretário municipal nas pastas de Trabalho e Renda e Serviços Públicos. Foi ainda deputado estadual pelo Partido dos Trabalhadores.

De volta a CPFL como analista de comunicação, foi promovido a especialista em assuntos corporativos do Grupo CPFL Energia. Atuou ainda como gerente de Relações Institucionais e atualmente é responsável pela equipe de Relações Governamentais do grupo, atuando na articulação com o governo federal e 12 estados da federação, além do Congresso Nacional.

A Ponte Preta é outra de suas paixões. Com uma longa folha de serviços prestados à “Macaca”, como o time é carinhosamente chamado pelos torcedores, Tiãozinho já foi vice-presidente e diretor de futebol do clube campineiro.

Presente em plenário, Tiãozinho usou a tribuna para agradecer pela homenagem e deixar uma reflexão sobre a importância de se combater o racismo. “Minha chegada a presidência mostra que eu sou a fotografia do Brasil que historicamente nega o reconhecimento aos negros e negras. Nosso papel não está restrito apenas as quatro linhas e mostramos que temos competência em todas as áreas, inclusive na gestão de um clube de futebol. Na presidência da Ponte espero não apenas títulos, como quer a torcida, mas abrir a possibilidade para outros negros ocupar posições de comando. Agradeço a Câmara de Sumaré e quero registar que esse dia ficará marcado na minha história e na história da Ponte Preta”, disse o mandatário.



Versão para Impressão

Publicado em: 21 de novembro de 2019

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Fique por dentro

Outras Notícias

Comunicado

19 de agosto de 2020

 

Copyright 2020 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática.