Notícias



Estudantes elegem 12 meninas para o Parlamento Jovem de Sumaré

Estudantes elegem 12 meninas para o Parlamento Jovem de Sumaré
Visualize fotos

Seis mil estudantes do ensino médio de Sumaré elegeram como representantes 12 meninas e nove meninos para o Parlamento Jovem 2019. A eleição ocorreu em todas as 24 escolas estaduais e uma municipal na quinta-feira, dia 25 de outubro, e a apuração dos votos aconteceu nesta sexta-feira, dia 26, no plenário da Câmara Municipal aberto ao público.

Em primeiro lugar foi eleita a estudante da Escola Municipal Dr. Leandro Franceschini, Ellen Marianne Guimaraes com 339 votos. Em segundo lugar, a estudante da Escola Estadual Profª Maria Cheila Alves com 306 votos. Em terceiro lugar, o estudante Mateus Vieira com 276 votos.

Com 275 votos, a estudante da Escola Estadual Wadih Jorge Maluf, Flavia Viana Ferreira.

Com 271 votos, o estudante da Escola Estadual Marinalva Gimenes Colossal, Lincon Rodrigues Leite.

Com 244 votos, a estudante da Escola Estadual Vereador Euclides Miranda, Julia Micaela Chagas Nascimento.

Com 201 votos, o estudante da Escola Estadual Profª Maria de Lourdes Martins, Vitor Guilherme Borges.

Com 194 votos, o estudante da Escola Estadual Prefeito José Miranda, Vitor Brito Monteiro.

Com 171 votos, o estudante da Escola Estadual Profº Vito Carmine Cerbasi, Gabriel Fernando Vital da Costa.

Com 171 votos, o estudante da Escola Estadual Residencial Bordon, Júlio Augusto Ferreira Correia.

Com 168 votos, a estudante da Escola Estadual Profª Jeny Bonadia Rodrigues, Julia Delboni Martins Abreu.

Com 165 votos, a estudante da Escola Estadual João Franceschini, Maria Eduarda da Silva.

Com 163 votos, a estudante da Escola Estadual Luiz Campo Dall’Orto Sobrinho, Vera Lúcia Vilela de Araújo.

Com 159 votos, a estudante da Escola Estadual Profª Sonia Maschio Baptista, Pathenopy Caroline Bertal.

Com 154 votos, a estudante da Escola Municipal Dr. Leandro Franceschini, Isabella Feliciano A. da Silva.

Com 151 votos, o estudante da Escola Estadual Profª Maria Ivone Martins Rosa, Adryan Gabriel Barbosa.

Com 135 votos, o estudante da Escola Estadual Dom Jayme de Barros Câmara, Arthur de Paula Zoadelli.

Com 126 votos, a estudante da Escola Estadual Ângelo Campo Dall’Orto, Rebeca Alice Neres de Oliveira.

Com 106 votos, a estudante da Escola Estadual João Franceschini, Franciele Batista de Souza.

Com 89 votos, o estudante da Escola Estadual Luiz Campo Dall’Orto Sobrinho, Diogo Silva de Jesus.

Com 86 votos, a estudante da Escola Estadual Profª Elysabeth de Mello Rodrigues, Juliana Gabriela A. Oliveira.

Participaram da apuração os vereadores Dudu Lima (PPS), presidente da Escola do Legislativo, João Maioral (PDT), Prof. Edinho (REDE), Ronaldo Mendes (PSDB) e Rubens Champam (PSDB).

Em relação ao ano passado, o Parlamento Jovem conseguiu ampliar o trabalho alcançando ainda mais escolas e mais estudantes em 2018. A primeira edição, ainda em andamento, ano tem forte influência para esse sucesso. “A cada edição o projeto ganhará mais credibilidade e reconhecimento. O aprendizado dos estudantes vai crescendo e melhorando cada vez mais, com erros e acertos, vamos construindo um ambiente melhor para o crescimento cidadão de todos os jovens que conquistam essa oportunidade única”, comentou o vereador Dudu Lima.

O sucesso dessa segunda edição, que alcançou um aumento de 139% de participação dos jovens em relação ao ano passado, é resultado do intenso e persistente trabalho da equipe da Escola do Legislativo. “Estou muito feliz pelo resultado desse ano. Temos um parlamento jovem receptivo e democrático repleto de caras novas. Os estudantes participaram muito mais e se envolveram na criação de propostas e no entender do trabalho do Legislativo. Esse retorno é muito importante para fortalecer o nosso trabalho”, comentou Dudu Lima.

Os 21 estudantes eleitos irão vivenciar o papel dos vereadores, com posse e exercício de mandato como Vereadores Jovens, e suas propostas de lei serão analisadas, debatidas e votadas por eles durante a jornada legislativa do projeto que ocorrerá de fevereiro a dezembro de 2019. Além das propostas de lei, também poderão ser apresentados pelos estudantes indicações, requerimentos e moções. Além disso, os jovens também terão atividades mensais sobre capacitação política e cidadania, intercalando quinzenalmente as duas atividades.

HISTÓRICO

O Parlamento Jovem é uma iniciativa da Câmara Municipal de Sumaré através da Escola do Legislativo. É um programa de formação política que tem por objetivo potencializar a atuação democrática e o protagonismo político dos jovens. Com participantes de escolas públicas e particulares, a proposta proporciona a participação dos alunos em uma jornada parlamentar, na qual estudantes eleitos pelas próprias comunidades escolares atuam como um jovem vereador.

O formato do programa passou por uma repaginada em 2017 após ter sido parado em 2006. A iniciativa de retornar partiu do vereador Dudu Lima (PPS), que criou uma Comissão de Assuntos Relevantes no início do ano passado com o vereador Ulisses Gomes (PT) e Edgardo Cabral (PRB). O projeto foi reformulado e teve sua primeira eleição em outubro do ano passado.

Dudu Lima considera importante a iniciativa para dar mais voz à população por meio dos estudantes e permitir, para o Legislativo, ter uma compreensão melhor das suas necessidades. “Temos de encorajar os jovens a participarem ativamente das decisões que os afetam e das iniciativas para a juventude que serão muito melhores com a participação dos mesmos”, finalizou.



Versão para Impressão

Publicado em: 29 de outubro de 2018

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Fique por dentro

Outras Notícias

Câmara de Sumaré entrega Diploma Zumbi dos Palmares em sessão solene do feriado da Consciência Negra

14 de novembro de 2018

A Câmara Municipal de Sumaré, por meio de seu Presidente Vereador Joel Cardoso da Luz, sente-se honrada em convidá-lo (a) para a Sessão Solene que será realizada no Plenário da Câmara Municipal de...

Leia Mais

Garantias a cuidadores e protetores de animais abandonados são aprovadas

08 de novembro de 2018

Os cuidadores e protetores de animais abandonados ou soltos de Sumaré terão direitos e deveres garantidos para facilitar o atendimento que prestam voluntariamente. A valorização e reconhecimento fo...

Leia Mais

Willian Souza questiona BRK após morte de jovem e homenageia Guardas e Bombeiros

08 de novembro de 2018

Após a morte de um jovem de 23 anos na Represa do Horto em Sumaré no dia 02 de novembro, o vereador Willian Souza (PT) cobrou informações da empresa responsável pelo local, Odebretch/BRK Ambiental,...

Leia Mais

Dirceu Dalben propõe lei para facilitar atendimento de animais abandonados ou soltos

05 de novembro de 2018

Os vereadores de Sumaré discutem e votam amanhã, 06 de novembro, o projeto de lei nº 62/18, de autoria do vereador Dirceu Dalben (PR), que institui o Programa de Valorização de Protetores e Cuidado...

Leia Mais

Escolinha de Atletismo de Sumaré recebe homenagem na Câmara de vereadores

31 de outubro de 2018

A Escolinha de Atletismo de Sumaré recebeu homenagens na Câmara de Sumaré. A moção de congratulação nº 182/18 foi apresentada pelo vereador Valdir de Oliveira (DEM) durante a 34ª sessão ordinária d...

Leia Mais

Professor Vanderlei Antonio Maccari recebe homenagens na 34ª sessão ordinária

31 de outubro de 2018

O professor Vanderlei Antonio Maccari foi homenageado na Câmara de Sumaré nesta terça-feira, 30 de outubro, durante a 34ª sessão ordinária do ano, através da Moção de Congratulação nº 181/18 aprese...

Leia Mais

 

Copyright 2018 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática.