Notícias



Estudante do curso de medicina na UNICAMP é parabenizado

Estudante do curso de medicina na UNICAMP é parabenizado
Visualize fotos

O vereador Hélio Silva (PPS) homenageou nesta 20ª sessão ordinária, ocorrida nesta terça-feira (19/06), o estudante Marcos Antonio Vaz por ingressar na UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas – para realizar o curso de medicina, através do programa ProFIS (Programa de Formação Interdisciplinar Superior).

Aluno da rede pública de ensino, Marcos iniciou seus estudos na EMEI Parque Residencial Regina, passou pela escola Nilza Thomazini, região do Matão, onde em 2009 recebeu menção honrosa na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) pelo seu desempenho na competição. Terminou o Ensino Fundamental no UNASP em Hortolândia, como bolsista, onde foi contemplado com medalha de destaque acadêmico na Instituição. Cursou o ensino médio na Escola Técnica Estadual Bento Quirino, juntamente ao técnico em  eletrônica, e no ano de 2014 foi agraciado pela Sociedade Brasileira de Física, com medalha de prata na Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP).

Ainda na escola, foi bolsista de iniciação científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) no ano de 2015. No último ano da ETEC, fez também um curso popular oferecido pelo Instituto Federal de São Paulo, no qual utilizou materiais doados de cursinhos pré-vestibulares para auxiliar em seus estudos.

No início de 2016, foi aprovado no ProFIS da Universidade Estadual de Campinas, iniciativa da instituição que seleciona alunos com melhor desempenho no ENEM das escolas públicas de Campinas e proporciona o ingresso na graduação sem a realização do vestibular, mas baseado no desempenho do aluno e quantidade de vagas disponibilizadas para o programa.

Por meio do programa, Marcos cursou dois anos de disciplinas em diversos Institutos e Faculdades da UNICAMP e pôde ter sua iniciação no mundo da ciência e na vida universitária. Desenvolveu o projeto "Evolução Molecular de Oncogenes em vertebrados: Investigando o Paradoxo de Peto" no Instituto de Biologia e ganhou menção honrosa de "Melhor Projeto desenvolvido da área de Biológicas" na II Mostra Científica do ProFIS. Foi orientado pela Profª Dra. Mariana Nery, docente à qual Marcos é grato devido a seu grande apoio durante o programa.

Marcos obteve excelente desempenho em todas as disciplinas cursadas, terminou o ProFIS como primeiro colocado no ranking e escolheu, dentre as diversas opções disponíveis, o curso de graduação em Medicina.

Morador do Bairro Jardim Paraíso, região do Matão, é filho de Adriano Miranda Barbosa e da dona de casa Iracy da Rocha Vaz Santos, que possui fundamental incompleto, a qual sempre almejou o sucesso do filho como um grande médico. O estudante é o primeiro do seu núcleo familiar a ingressar em um curso superior e atribui sua conquista ao ProFIS, à sua família e todo o corpo docente que o acompanhou durante sua jornada acadêmica.

Marcos trabalha também como voluntário no Cursinho Popular Zilda Arns, curso pré-vestibular voltado a alunos de baixa renda fundado por alunos da Medicina e mantido pelos mesmos nas dependências da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp.

“Sabemos que daqui para frente as adversidades irão aumentar, obstáculos irão acontecer, mas você irá mostrar a mesma força e determinação de sempre. A busca pela realização de seu sonho, fez com que você chegasse onde está hoje, e a cada conquista, comemore como se fosse a primeira”, comentou o vereador Hélio.



Versão para Impressão

Fique por dentro

Outras Notícias

Câmara de Sumaré vota Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2020

24 de junho de 2019

  Votação acontece durante a última sessão ordinária do semestre, realizada nesta terça   Após aprovação em primeiro turno, os vereadores de Sumaré se reúnem para discussão e votação, em segundo...

Leia Mais

Ney do Gás parabeniza a equipe da Regional do Maria Antônia na Câmara de Sumaré

19 de junho de 2019

  Moção de congratulação apresentada pelo vereador ressaltou o trabalho realizado nos 23 bairros da região   O vereador Ney do Gás (PV) apresentou moção de congratulação aos integrantes da Admin...

Leia Mais

Professor de educação física da rede pública recebe homenagem na Câmara de Sumaré

19 de junho de 2019

  Projetos desenvolvidos pelo docente Ari Fernando Borsetti Junior foram reconhecidos pelo vereador Sebastião Correa, que propôs moção de congratulação   O professor de educação física Ari Ferna...

Leia Mais

Câmara aprova criação da CPI da Fake News em Sumaré

19 de junho de 2019

  Comissão proposta pelo vereador Willian Souza vai investigar notícias fraudulentas, ameaças e ataques cibernéticos a órgãos e membros do Executivo e do Legislativo   A Câmara Municipal de Suma...

Leia Mais

Vereadores aprovam novo requerimento à empresa Ouro Verde

19 de junho de 2019

  Proposto por Rudinei Lobo, documento pede informações sobre a manutenção dos coletivos que circulam em Sumaré   Mais um requerimento que solicita informações à empresa Ouro Verde foi aprovado...

Leia Mais

Estabelecimentos deverão ajudar a proteger mulheres em situação de risco

18 de junho de 2019

  Márcio Brianes apresentou PL que determina afixação de cartazes informativos e oferta de auxílio por parte dos funcionários, que deverão ser treinados para ajudar possíveis vítimas   Os bares,...

Leia Mais

 

Copyright 2019 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática.