Notícias



Dirceu Dalben parabeniza os 20 anos da EMEF Prof. Nilza Thomazini

Dirceu Dalben parabeniza os 20 anos da EMEF Prof. Nilza Thomazini
Visualize fotos

O vereador Dirceu Dalben (PR) apresentou a Moção de Congratulação nº 226/18 durante a 39ª sessão ordinária realizada essa semana parabenizando a Escola Municipal de Ensino Fundamental Profª Nilza Thomazini pelos 20 anos de sua criação.

A instituição iniciou-se como Escola Estadual do Bairro do Matão com portaria de funcionamento em dezembro de 1980. Mais tarde passou a ser denominada Escola Estadual de Primeiro Grau Prof.ª Nilza Thomazini e funcionava onde é hoje a extensão da Escola Municipal Parque Regina no Jardim Santa Clara.

No ano de 1996, com a nova Lei de Diretrizes e Bases, o então prefeito Antônio Dirceu Dalben firmou convênio com o governo do Estado e a Escola foi municipalizada. 

Em fevereiro de 1998, com um prédio novo no bairro Parque Residencial Regina construído para esse fim, inicia-se o funcionamento da EMEF Prof.ª Nilza Thomazini atendendo 24 classes da 1ª à 4ª séries. 

Com o atendimento de ponta oferecido pela escola municipal, inicia-se entre os pais uma solicitação árdua para que o atendimento fosse estendido até a 8ª série, para que os alunos pudessem completar todo o ciclo do ensino fundamental na instituição.

O Prefeito Antônio Dirceu Dalben, analisando as solicitações, autoriza a implantação gradativa e a partir de 2000 começa o atendimento do fundamental II e a primeira turma de concluintes ocorreu em 2003. 

De sua inauguração até a presente data o prédio passou por reformas e ampliação para melhor atender a demanda e o crescimento do bairro.

Hoje a Unidade escolar atende do 1º ao 9 º ano e EJA (Ensino de Jovens e Adultos), totalizando atendimento a 1093 alunos, distribuídos em 37 classes, conta com laboratório de informática, sala de leitura, sala de ciências, educação física e a sala de Recursos Especiais.

No último dia 30/11/2018 a escola comemorou 20 anos de atendimento, passando a receber os filhos de ex-alunos que buscam um ensino de qualidade.

 

A História da Prof.ª Nilza 

Em Rio Claro, no ano de 1936, nasciam as gêmeas Nilza e Nilda. O pai era chapeleiro de profissão e músico nas horas vagas. 

Sua mãe dedicava-se ao lar e à educação das gêmeas. O lar era uma casa com amor a Deus e ao próximo. 

Infelizmente a mãe das meninas morreu precocemente, deixando as gêmeas ao cuidado paterno e da irmã mais velha com 20 anos. 

Nilza cresceu e dedicou-se ao ensino público. Lecionou por muitos anos e aposentou-se no Matão, deixando muitas saudades para as crianças e pais. O descanso era merecido, pois a dedicada Professora Nilza acordava às 4 horas da manhã e viajava 80 km até Hortolândia, completando o caminho com charrete. 

Em 1986, a pobre senhora Nilza teve um agravamento no problema cardíaco devido à doença nos rins, foi hospitalizada em São Paulo e faleceu em 5 de agosto. Seu exemplo de vida foi homenageado com o nome da Escola.

 



Versão para Impressão

Publicado em: 05 de dezembro de 2018

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Fique por dentro

Outras Notícias

Câmara de Sumaré vota Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2020

24 de junho de 2019

  Votação acontece durante a última sessão ordinária do semestre, realizada nesta terça   Após aprovação em primeiro turno, os vereadores de Sumaré se reúnem para discussão e votação, em segundo...

Leia Mais

Ney do Gás parabeniza a equipe da Regional do Maria Antônia na Câmara de Sumaré

19 de junho de 2019

  Moção de congratulação apresentada pelo vereador ressaltou o trabalho realizado nos 23 bairros da região   O vereador Ney do Gás (PV) apresentou moção de congratulação aos integrantes da Admin...

Leia Mais

Professor de educação física da rede pública recebe homenagem na Câmara de Sumaré

19 de junho de 2019

  Projetos desenvolvidos pelo docente Ari Fernando Borsetti Junior foram reconhecidos pelo vereador Sebastião Correa, que propôs moção de congratulação   O professor de educação física Ari Ferna...

Leia Mais

Câmara aprova criação da CPI da Fake News em Sumaré

19 de junho de 2019

  Comissão proposta pelo vereador Willian Souza vai investigar notícias fraudulentas, ameaças e ataques cibernéticos a órgãos e membros do Executivo e do Legislativo   A Câmara Municipal de Suma...

Leia Mais

Vereadores aprovam novo requerimento à empresa Ouro Verde

19 de junho de 2019

  Proposto por Rudinei Lobo, documento pede informações sobre a manutenção dos coletivos que circulam em Sumaré   Mais um requerimento que solicita informações à empresa Ouro Verde foi aprovado...

Leia Mais

Estabelecimentos deverão ajudar a proteger mulheres em situação de risco

18 de junho de 2019

  Márcio Brianes apresentou PL que determina afixação de cartazes informativos e oferta de auxílio por parte dos funcionários, que deverão ser treinados para ajudar possíveis vítimas   Os bares,...

Leia Mais

 

Copyright 2019 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática.