Notícias



Câmara aprova criação do Dia Municipal de Prevenção e Combate ao Diabetes

Visualize fotos

 

Projeto de Lei apresentado pelo vereador Dr. Rubens Champam estabelece o dia 14 de novembro como data de conscientização sobre a doença que afeta quase 7% da população brasileira

 

A Câmara Municipal de Sumaré aprovou o Projeto de Lei que estabelece 14 de novembro como o "Dia Municipal de Prevenção e Combate ao Diabetes". A proposta, de autoria do vereador Dr. Rubens Champam (PSDB), foi aprovada por 18 votos durante sessão ordinária realizada na noite desta terça-feira (2). A matéria, que seguirá agora para sanção do prefeito Luiz Dalben, determina que a data seja incluída no Calendário de Eventos Oficiais do Município.

Entre os objetivos do PL nº 204/2018 estão o apoio, a divulgação de informação e a conscientização das pessoas a respeito do diabetes, suas características, prevenção e tratamento, além do auxílio no controle do diabetes e demais doenças, visando a melhoria da qualidade de vida dos pacientes. Para isso, a lei permite que o Poder Executivo celebre convênios com órgãos públicos federais e estaduais e com entidades da sociedade civil, visando a elaboração de projetos de ação social.

Durante a semana de realização do “Dia Municipal de Prevenção e Combate ao Diabetes”, poderão ser realizados debates, palestras, campanhas educativas, entre outras iniciativas que visam atingir os objetivos da lei. Ainda conforme o PL, as ações deverão ser incluídas no calendário escolar municipal com o intuito de alertar e educar as crianças, especialmente do Ensino Fundamental, sobre os riscos da doença.

“O diabetes é considerado um problema de saúde pública mundial, em constante ascensão, o qual apresenta complicações que podem abreviar o tempo de vida do paciente ou levá-lo mesmo a incapacidade", esclarece o Dr. Champam na justificativa de seu projeto.

“Hoje, no Brasil, há mais de 13 milhões de pessoas vivendo com diabetes, o que representa 6,9% da população, sendo que este número só vem crescendo. Em alguns casos, o diagnóstico demora, favorecendo o aparecimento de complicações”, prossegue o parlamentar.

O vereador explica ainda que o diabetes é uma doença crônica, que faz com que o corpo pare de produzir insulina ou não consiga empregá-la adequadamente. Com isso, há a elevação da glicose no sangue (hiperglicemia), podendo ocorrer defeitos na secreção ou na ação do hormônio insulina, que é produzido no pâncreas pelas chamadas células beta.

“A função principal da insulina é promover a entrada de glicose para as células do organismo de forma que ela possa ser aproveitada para as diversas atividades celulares. A falta da insulina ou um defeito na sua ação resulta, portanto, em acúmulo de glicose no sangue (hiperglicemia)”, completa Champam.

PROJETOS

A 9ª sessão ordinária contou também com a discussão e votação do PL nº 58/2019, de autoria do vereador Professor Edinho (Rede), que garante número mínimo de funcionários na função "Posso ajudar" nos caixas eletrônicos do município, foi aprovado por 18 votos.

O PL nº 192/2018, de autoria do vereador Willian Souza (PT) e do ex-vereador Antônio Dirceu Dalben (PR), que obriga a concessionária de serviços de saneamento básico a comunicar sobre as interrupções de abastecimento de água programadas e seu devido restabelecimento, teve aprovação de 20 vereadores.

A mesma votação foi registrada para o PL nº 44/2019, que dispõe sobre a “Semana de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher”, apresentado pelo vereador Marcio Brianes (PCdoB). O PL nº 56/2019, do vereador Edgardo Cabral (PRB), que institui a Festa do Outono no calendário oficial, foi aprovado com 19 votos.

Já o PL nº 153/2018, de autoria do vereador Ronaldo Mendes (PSDB), que regulamenta o uso da buzina por composições ferroviárias que trafegam no período noturno no perímetro urbano de Sumaré, teve pedido de vista solicitado pelo vereador Marcio Brianes acatado pelo plenário.



Versão para Impressão

Fique por dentro

Outras Notícias

Paciente com plano de saúde atendido pelo Samu poderá pedir encaminhamento a hospital particular

17 de maio de 2019

Projeto de Lei apresentado pelo vereador Dr. Sérgio Rosa mantém prerrogativa do médico regulador em dar a palavra final sobre o destino do atendido   Um Projeto de Lei apresentado pelo vereador D...

Leia Mais

Projeto promove conscientização sobre Atrofia Muscular Espinhal

17 de maio de 2019

  Proposta apresentada pelo vereador Ney do Gás quer promover debates, palestras, seminários e ações informativas sobre a doença   O Projeto de Lei nº 134/2019, protocolado na última terça-feira...

Leia Mais

Tavares e Ulisses parabenizam Assentamento Sumaré II pelos 34 anos de luta

16 de maio de 2019

Moção de congratulação aprovada em plenário ressalta produção de frutas e verduras nos assentamentos rurais   O aniversário de 34 anos de luta, resistência e solidariedade do Assentamento Sumaré...

Leia Mais

Acompanhado do prefeito, Willian leva demandas de Sumaré a Dirceu Dalben na Alesp

16 de maio de 2019

  Presidente da Câmara de Sumaré protocolou ofícios no gabinete do parlamentar em São Paulo   O presidente da Câmara Municipal de Sumaré, vereador Willian Souza (PT), esteve no gabinete do deput...

Leia Mais

Professor Edinho quer coletores de lixo reciclável nas escolas de Sumaré

16 de maio de 2019

  Além de promover a educação ambiental, proposta que cria o programa Educa Lixo pretende que os recursos da venda dos materiais sejam revertidos para benfeitorias nas próprias escolas   As esco...

Leia Mais

Vereadores aprovam PL que facilita uso de câmeras de vigilância no combate à violência

15 de maio de 2019

  Apresentada pelo vereador Willian Souza, proposta que institui Sistema Colaborativo de Segurança e Monitoramento em Sumaré recebeu 20 votos favoráveis   O Projeto de Lei que institui o Sistema...

Leia Mais

 

Copyright 2019 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática.