Notícias



Câmara aprova criação do concurso ‘IPTU Premiado’

Visualize fotos

 

De iniciativa do Poder Executivo, objetivo é realizar sorteios de prêmios para fomentar o pagamento em dia do imposto

 

A Prefeitura de Sumaré vai instituir um concurso municipal de incentivo ao pagamento em dia do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). A ideia é realizar sorteios de prêmios que podem somar o valor de R$ 250 mil durante o ano. O Projeto de Lei nº 129/2019, de iniciativa do Executivo Municipal, foi aprovado por 20 votos pelos vereadores durante a sessão ordinária desta terça-feira (7). A propositura volta ao Executivo para sanção do prefeito Luiz Dalben.

De acordo com a proposta, os sorteios acontecerão por meio do resultado da loteria federal. Para cada imóvel participante do concurso será atribuído um número. Os prêmios e as datas dos sorteios serão definidos por decreto, mas o PL autoriza que as premiações sejam pagas em dinheiro, através de cartão com vale-compras, créditos em telefone celular pré-pago ou outros bens móveis.

“A instituição deste concurso tem por finalidade fomentar o pagamento dos tributos, beneficiando aqueles que se encontram adimplentes com suas obrigações para com o município, sendo divulgado nos veículos de comunicação, como forma de alcançar o maior número possível de munícipes e consequentemente de arrecadação”, explica o prefeito Luiz Dalben em sua justificativa.

Poderão participar do sorteio todos os contribuintes do IPTU, incluindo proprietários e locatários de imóveis, desde que este último prove, por meio de contrato com o locador, estar compromissado ao pagamento do imposto do imóvel locado. Também poderão participar os contribuintes que sejam pessoas jurídicas, caso em que o prêmio será pago ao representante legal da empresa.

“A Administração Municipal Pública, através de sua Secretaria Municipal de Finanças e Orçamento, vem trabalhando para encontrar um equilíbrio entre o atendimento das necessidades, com a melhor prestação dos serviços públicos, como educação básica e saúde preventiva e as possibilidades financeiras, devendo equacionar essa questão sob ótica da priorização de ações para obter e recuperar créditos, incrementando a receita municipal proveniente do IPTU”, afirma o prefeito.

O contribuinte com débito tributário parcelado poderá participar do sorteio e receber o prêmio, desde que comprove estar rigorosamente em dia com o pagamento das parcelas vencidas e com o imposto do ano em curso. Ficarão impedidos de participar do programa quem tiver débitos de IPTU, inscrito ou não em dívida ativa, ou pendências judiciais relativas a exercícios anteriores.

ORDEM DO DIA

Ainda durante a sessão desta terça-feira, foi aprovado o Projeto de Lei nº 29/2018, apresentado pelo vereador Ronaldo Mendes (PSDB), que institui o selo Cidade Limpa Cidade Linda em Sumaré. O PL nº 73/2017, de autoria do vereador Tião Correa (PTB), que revoga na íntegra a Lei Municipal nº 5.901/2016, foi retirado da Ordem do Dia após pedido de vista do vereador Hélio Silva (PPS).

Outros dois projetos saíram da Ordem do Dia devido à apresentação de emendas: o PL nº 153/2018, de autoria do vereador Ronaldo Mendes, que regulamenta o uso da buzina por composições ferroviárias que trafegam no período noturno pelo perímetro urbano de Sumaré; e o PL nº 105/2018, proposto pelo vereador Marcio Brianes (PCdoB), que proíbe informes de qualquer natureza em estacionamentos ou similares com dizeres que isentem os estabelecimentos comerciais ou congêneres da responsabilidade por danos materiais e/ou objetos deixados no interior do veículo.

Já o PL nº 96/2019, de autoria do vereador Rudinei Lobo (PRB), que institui o Programa Vizinhança Solidária, foi retirado da pauta para apresentação de substitutivo total.



Versão para Impressão

Fique por dentro

Outras Notícias

Paciente com plano de saúde atendido pelo Samu poderá pedir encaminhamento a hospital particular

17 de maio de 2019

Projeto de Lei apresentado pelo vereador Dr. Sérgio Rosa mantém prerrogativa do médico regulador em dar a palavra final sobre o destino do atendido   Um Projeto de Lei apresentado pelo vereador D...

Leia Mais

Projeto promove conscientização sobre Atrofia Muscular Espinhal

17 de maio de 2019

  Proposta apresentada pelo vereador Ney do Gás quer promover debates, palestras, seminários e ações informativas sobre a doença   O Projeto de Lei nº 134/2019, protocolado na última terça-feira...

Leia Mais

Tavares e Ulisses parabenizam Assentamento Sumaré II pelos 34 anos de luta

16 de maio de 2019

Moção de congratulação aprovada em plenário ressalta produção de frutas e verduras nos assentamentos rurais   O aniversário de 34 anos de luta, resistência e solidariedade do Assentamento Sumaré...

Leia Mais

Acompanhado do prefeito, Willian leva demandas de Sumaré a Dirceu Dalben na Alesp

16 de maio de 2019

  Presidente da Câmara de Sumaré protocolou ofícios no gabinete do parlamentar em São Paulo   O presidente da Câmara Municipal de Sumaré, vereador Willian Souza (PT), esteve no gabinete do deput...

Leia Mais

Professor Edinho quer coletores de lixo reciclável nas escolas de Sumaré

16 de maio de 2019

  Além de promover a educação ambiental, proposta que cria o programa Educa Lixo pretende que os recursos da venda dos materiais sejam revertidos para benfeitorias nas próprias escolas   As esco...

Leia Mais

Vereadores aprovam PL que facilita uso de câmeras de vigilância no combate à violência

15 de maio de 2019

  Apresentada pelo vereador Willian Souza, proposta que institui Sistema Colaborativo de Segurança e Monitoramento em Sumaré recebeu 20 votos favoráveis   O Projeto de Lei que institui o Sistema...

Leia Mais

 

Copyright 2019 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática.