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Após andar nos ônibus com a população, vereador faz moção de repúdio

Após andar nos ônibus com a população, vereador faz moção de repúdio
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As graves reclamações da população sumareense contra a empresa que administra o transporte público coletivo motivaram o vereador Willian Souza (PT) a apresentar a Moção de Repúdio nº 84/18 à empresa Ouro Verde/Rápido Luxo durante a 14ª sessão ordinária do ano realizada nesta terça-feira (08/05).

“É com grande insatisfação e desagrado que apresento esse repúdio pela insolência e descaso com os passageiros que residem na região do Matão e precisam se deslocar todos para a cidade de Campinas em ônibus superlotados”, declarou.

A moção denuncia que as linhas metropolitanas 660, 661, 662, não oferecem conforte, agilidade, segurança e comodidade aos milhares de passageiros, especialmente nos primeiros horários da manhã, que carecem de tempo e necessitam cumprir suas viagens dentro do horário previsto pela própria linha, que varia de 50 a 60 minutos.

Após diligência, foi constatada a grande demanda de passageiros, e a supressão de veículos biarticulados somada a ausência dos cobradores, cuja funções são acumuladas pelo próprio motorista do coletivo, tem causado inúmeros transtornos para a população, com pontos e ônibus lotados, além dos constantes atrasos que sucedem durante todo o dia, podendo ultrapassar 1h30.

Na linha 661, o transtorno é ainda maior para os moradores de Sumaré, pois o ponto inicial dos ônibus que percorrem o trecho até o Terminal Rodoviário de Campinas fica no Jardim Cooperlotes, em Paulínia, chegando aos bairros Jardim Minessota e Jardim Nova Terra já superlotado, restando aos passageiros apenas os espaços nos corredores, de pé e sem qualquer comodidade e segurança.

Willian Souza relata que a Moção de Repúdio à empresa Ouro Verde/Rápido Luxo é por não atender aos apelos e anseios da população que sofre diariamente com os serviços de transporte público em Sumaré e solicita que seja encaminhada cópia do documento ao presidente da Empresa Metropolitana de Transporte Urbanos de São Paulo (EMTU), Theodoro de Almeida Pupo Junior e ao gerente da estatal em Campinas, Edson Tomaz Zilião.

DENTRO DOS ÔNIBUS, VEREADOR FAZ DILIGÊNCIA SOBRE O TRANSPORTE

Na manhã da última terça-feira (08/05), o vereador Willian Souza (PT) utilizou o transporte público coletivo, no caso o ônibus da linha 661 da região do Matão, às 5:30 da manhã, no ponto da Coorpelotes, no Bom Retiro, onde inicia a linha. Durante todo o trajeto, a equipe do vereador filmou. “Fizemos uma confirmação de um crime que a empresa Ouro verde e EMTU tem cometido contra a cidade de Sumaré. Foi caótico e triste ver aquela situação, e o pior de tudo é ver que as pessoas ficaram felizes porque tinha um Parlamentar dentro do ônibus vendo que o que eles falam a verdade daquilo que eles passam todos os dias. Fiquei sabendo que no dia de ontem (segunda-feira) o 661 chegou a derrubar três mulheres na porta, não pelo motorista nem por ninguém, mas pela superlotação”, relatou.

O vereador explica que o ônibus da linha 661 demora uma hora para chegar e o trajeto é de 20 minutos do Cooperlotes até o Minessota. “Em quatro pontos andados o motorista começa a dizer que não pode mais receber pessoas. Eu tenho imagens de senhores de bengala pedindo para entrar no ônibus e o motorista falando que é melhor não que ele vai se machucar, de jovens colocando a mão na cabeça porque vai perder o horário. Eu não acreditei que eu estava no bairro que eu moro, eu não acreditei que eu estava na segunda maior cidade da região de Campinas, não acreditei que estávamos falando de Sumaré onde tem 280 mil habitantes. Como pode uma situação dessas? Se frear todo mundo cai, machuca e quebra tudo”, disse Willian Souza.

VEREADOR MARCIO VISTORIA ÔNIBUS NO MARIA ANTÔNIA

Após ter ouvido vários munícipes, usuários do transporte público coletivo, o vereador Marcio Brianes (PCdoB) voltou a vistoriar os ônibus que circulam pela região do Maria Antônia na manhã desta terça-feira (08/05).

“Fiz questão de fazer o itinerário do Maria Antônia ao centro da cidade que é o ponto final pela manhã no horário de pico. Pude ver que o descaso é muito grande, muito grande mesmo! Gastei 55 minutos de lá, do Maria Antônia,  até o ponto final no cemitério. Lotado! Igual uma lata de sardinha. A marmita dos trabalhadores se cair no chão, meu Deus do céu. Lotado, mas lotado, lotado, apertado! E todo dia é a mesma reclamação”, disse Brianes.

O vereador citou um exemplo que ouviu de um senhor. “Ele me disse que ontem três pessoas caíram do ônibus. Eu ouvi relatos de quedas dentro do ônibus também, devido a rampa de acesso. A rampa de acesso para deficiente é na porta de trás e a de saída é no mesmo local”, comentou.

Houve relatos dentro do ônibus que quando aquela escada, rampa de acesso que vai subir um cadeirante trava, o ônibus para. Tem que chamar o mecânico, tem que fazer manutenção. “Sendo que eu já vi outras cidades que a rampa de acesso é separada da escada e, por  ser rampa de acesso, o espaço é muito longe de um ferro onde segura ao outro”, comentou Brianes.

MOÇÃO GERA DEBATE DURANTE SESSÃO

O vereador Dr. Champam foi relator da CEI (Comissão Especial de Inquérito) do Transporte, presidida pelo Vereador Ronaldo Mendes (PSDB), e composta pelos vereadores Hélio Silva (PPS), Dr. Sérgio Rosa (PDT) e Edgardo Cabral (PRB).

“Tive a oportunidade e o prazer de relatar todos os fatos alegados, todos os fatos que investigamos e apuramos sobre o Transporte Municipal. Essa empresa está de brincadeira com nossa cidade faz muitos anos. Nós fizemos audiências públicas em todas as regiões do município, ouvimos a população, colocamos no papel e falo isso na condição de relator da CEI, tudo que essa empresa faz de mal pra nossa cidade, ouvimos pessoas que representam empresas, ouvimos pessoas que representam sindicato. Eu fiquei indignado, não só eu como a comissão toda. Ficamos indignados com o que ouvimos e vimos”, relatou.

“Agora não pode mais é brincar com a população de Sumaré. Ou nós nos unimos, ou vamos ao Ministério Público, ou no Judiciário, ou faz uma ação civil pública, ou faz um mandado de segurança para melhorar os trajetos, para melhorar tráfego, para melhorar a questão do atendimento, colocar mais linhas de ônibus e ver a questão da acessibilidade”, disse Dr. Champam.



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