Notícias



Relatório da CEI do Transporte aponta irregularidades ao Executivo e MP

Relatório da CEI do Transporte aponta irregularidades ao Executivo e MP
Visualize fotos

Após um ano de investigações, a CEI (Comissão Especial de Inquérito) dos Transportes apresenta relatório final que aponta irregularidades diversas na prestação do serviço público ao Poder Executivo e Ministério Público para que sejam tomadas as devidas providências. A leitura do documento aconteceu na manhã desta sexta-feira, 16/03, no plenário da Câmara Municipal de Sumaré.

Foram citadas a inadequada condição dos veículos com bancos quebrados, falta de higiene, buracos no teto causando goteiras em dias de chuva, falhas mecânicas, falta de freio; desrespeito ao cumprimento dos horários estabelecidos; desrespeito de funcionários da empresa com passageiros; número insuficiente de veículos para a demanda de Sumaré; desrespeito ao direito do idoso; veículos em velocidade além do permitido; entre outras irregularidades caracterizando desobediência ao contrato estabelecido entre a prefeitura de Sumaré e a empresa Ouro Verde, concessionária do serviço de transporte público coletivo no município.

Além do Poder Executivo e MP, o relatório também será encaminhado para a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), ao Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Americana e Região e à Agência Nacional de Transporte Terrestre.

“Não cabe à essa Comissão determinar crime ou quebra de contrato. Cabe, sim, encaminhar aos órgãos competentes. O que cabe a essa comissão é investigar e isso foi feito e bem feito. Acredito que não esqueci de nada. Fiz encaminhamento e fiz apontamentos”, declarou o vereador Rubens Champam (PSDB), relator da CEI.

Membro da comissão, o vereador Hélio Silva diz que recebeu respostas da SMMUR (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Rural) na data de hoje e vai fazer um pequeno relatório apartado para também encaminhar. “Esperamos que o prefeito tire essa empresa do município”, comentou.

Também membro da CEI, o vereador Dr. Sérgio Rosa (PDT) também concorda com o relatório final e, assim como os outros, aguarda ação do Poder Executivo depois de ter em mãos as informações colhidas pela investigação.

“O transporte público tem que ser o melhor e é por isso que lutamos. Me sinto contemplado pelo relatório”, disse o vereador Edgardo Cabral (PRB), também membro da Comissão.

O presidente da Comissão, Ronaldo Mendes (PSDB), declarou que as audiências públicas contribuíram muito para a construção do relatório e que a função é dar argumentos e fatos para que o prefeito tome as medidas cabíveis. “Depois de todo o empenho dessa comissão, indo em todas as regiões da cidade ouvindo a população sumareense, finalizamos hoje um passo importante para a história do transporte público de Sumaré”, disse.

O relatório final foi aprovado por todos os cinco vereadores membros e será destinado ao presidente da Câmara Municipal, Joel Cardoso da Luz (SD), para que faça os encaminhamentos solicitados.



Versão para Impressão

Publicado em: 16 de março de 2018

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Fique por dentro

Outras Notícias

Projeto autoriza instalação de aparelho que elimina ar em tubulações de água

22 de março de 2019

  Proposta apresentada pelo vereador Rudinei Lobo pretende evitar que consumidor pague pelo ar que circula nos canos de abastecimento   Um Projeto de Lei protocolado pelo vereador Rudinei Lobo (...

Leia Mais

CPI da Pró-Saúde realiza primeira reunião na Câmara de Sumaré

21 de março de 2019

  Comissão criada para apurar supostas irregularidades entre a Organização Social e agentes públicos solicitou documentos à Prefeitura e à Câmara Municipal   A Comissão Parlamentar de Inquérito...

Leia Mais

Ronaldo Mendes cobra explicações da BRK Ambiental sobre taxa de esgoto

21 de março de 2019

  De acordo com vereador, moradores garantem que taxa é cobrada mesmo em condomínios que já possuem sistema de tratamento de resíduos   O vereador Ronaldo Mendes (PSDB) apresentou requerimento q...

Leia Mais

Vereador Ronaldo parabeniza Cauê Macris pela presidência da Alesp

20 de março de 2019

  Deputado de Americana recebeu 70 dos 94 votos e foi reeleito para comandar a Assembleia Legislativa no biênio 2019/2020   O vereador Ronaldo Mendes (PSDB) aproveitou a sessão da última terça-f...

Leia Mais

Projeto prevê ações preventivas e de enfrentamento a situações de risco e violência nas escolas

20 de março de 2019

  Aprovada pela Câmara, proposta do vereador Antônio Dirceu Dalben institui o Programa de Prevenção e Segurança Escola Segura   Os vereadores de Sumaré aprovaram na noite desta terça-feira (20)...

Leia Mais

Pastor da Assembleia de Deus recebe homenagem pelos 18 anos de atividade religiosa em Sumaré

20 de março de 2019

  Baiano de nascimento, Jourivaldo Líbano dos Santos mudou-se para Sumaré em 2001 para desenvolver trabalho missionário na cidade   O pastor Jourivaldo Líbano dos Santos, da Igreja Pentecostal A...

Leia Mais

 

Copyright 2019 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática.