Notícias



Vereador propõe a exigência de bombeiro civil em ambientes privados

Objetivo é evitar acidentes e gerar empregos
Visualize fotos

Os vereadores de Sumaré irão discutir e votar projeto de lei nº 207/17, de autoria do vereador Willian Souza (PT), que institui a obrigatoriedade em todo o município da presença de um bombeiro civil nos estabelecimentos privados e determina multa às empresas que não se adequarem. A proposta será votada nesta terça-feira (20/02) durante a 3ª Sessão Ordinária do ano que será realizada no plenário da Câmara Municipal. Além desse projeto, também serão apresentados para discussão outros quatro projetos de lei, requerimentos, indicações e moções.

De acordo com a proposta, os estabelecimentos privados são shopping center; casas de show, espetáculos e reuniões de uso privado; hipermercado e grandes lojas de departamento; campus universitário; indústrias em geral, condomínios empresariais e galpões modulares; hospitais particulares e/ou privatizados; estádios de futebol e ginásio poli esportivo, quando de uso privado; hotéis, colônia de férias e pousadas.

Para os estabelecimentos que descumprirem a Lei, está prevista autuação com prazo para sanar as irregularidades entre 15 (quinze) e 60 (sessenta) dias corridos; multa, recolhida aos cofres do município, com valor de R$ 5.000,00 sendo seu valor dobrado a cada reincidência; interdição do estabelecimento ou suspensão total da atividade eventual e; suspensão do alvará de funcionamento até o cumprimento desta lei sob fiscalização do órgão competente.

Também será apresentado o projeto de lei nº 168/17, de autoria do vereador Ronaldo Mendes (PSDB), que proíbe as empresas públicas e/ou privadas, concessionárias de atividades de serviços de transporte coletivo rodoviário urbano, de determinar aos motoristas a atribuição cumulativa de cobrador de passagens do referido transporte coletivo.

Na justificativa do projeto, o vereador Ronaldo expõe que configura-se acúmulo de função quando o trabalhador, além de exercer sua própria função, exercer outras funções de outros cargos, de forma habitual. Funções estas que não foram previstas no contrato de trabalho.

“Os condutores de veículos, segundo estatísticas, são os que mais sofrem em sua missão, sendo detentores dos maiores índices de doenças do coração, estresse, penosidade e periculosidade. Tudo isso provocado pela tensão permanente da função que, ao mesmo tempo, deve estar atento à intensidade do trânsito e dar atenção aos passageiros. Sem falar dos abusos de determinados passageiros e a violência urbana”, comentou Ronaldo Mendes.

O vereador Décio Marmirolli (PSB) apresenta o projeto de lei nº 186/17 que altera dispositivos da Lei nº 5170, de 06 de abril de 2011, que cria o Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais, redação alterada pela Lei nº 5936, de 17 de maio de 2017.

No trecho em questão está determinado que são “03 (três) representantes de entidades assistenciais subvencionadas pela Prefeitura Municipal de Sumaré”. Com o projeto de lei em questão, o vereador propõe que o inciso II seja alterado mais uma vez e passe a vigorar com a seguinte redação: “03 (três) representantes da sociedade civil, moradores neste município”.

REGULARIZAÇÃO DE RUA

O vereador Marcio Brianes também apresenta o projeto de lei nº 171/17 para regularizar a Rua 03 do Loteamento Jardim Paulistano. Com a aprovação do projeto a rua passará a se chamar José Natal Champan.

O vereador Décio Marmirolli também apresenta o projeto de lei nº 184/17 para regularizar a Rua 08-A do Loteamento Residencial Portal Bordon II. Com a aprovação do projeto a rua passará a se chamar João Pereira Soares.



Versão para Impressão

Publicado em: 20 de fevereiro de 2018

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Fique por dentro

Outras Notícias

Vereadores jovens debatem Ciência Política em curso oferecido pela Escola do Legislativo

25 de março de 2019

  Palestra foi ministrada por especialista em Cidadania e presidente do Fórum Municipal de Educação; próximo curso vai abordar a história de Sumaré   A Ciência Política foi o tema da primeira at...

Leia Mais

Câmara defende manutenção de lei que proíbe acúmulo de função de motoristas

25 de março de 2019

  Aprovada há um ano, lei municipal de autoria do vereador Ronaldo Mendes é alvo de ação direta de inconstitucionalidade proposta por sindicato patronal   A Câmara Municipal de Sumaré emitiu, na...

Leia Mais

Concessionária pode ser obrigada a comunicar sobre interrupção no abastecimento de água

22 de março de 2019

  Projeto de Lei apresentado pelos vereadores Willian Souza e Dirceu Dalben estabelece prazo máximo de cinco dias de antecedência para comunicação aos consumidores   Os vereadores de Sumaré vota...

Leia Mais

Projeto autoriza instalação de aparelho que elimina ar em tubulações de água

22 de março de 2019

  Proposta apresentada pelo vereador Rudinei Lobo pretende evitar que consumidor pague pelo ar que circula nos canos de abastecimento   Um Projeto de Lei protocolado pelo vereador Rudinei Lobo (...

Leia Mais

CPI da Pró-Saúde realiza primeira reunião na Câmara de Sumaré

21 de março de 2019

  Comissão criada para apurar supostas irregularidades entre a Organização Social e agentes públicos solicitou documentos à Prefeitura e à Câmara Municipal   A Comissão Parlamentar de Inquérito...

Leia Mais

Ronaldo Mendes cobra explicações da BRK Ambiental sobre taxa de esgoto

21 de março de 2019

  De acordo com vereador, moradores garantem que taxa é cobrada mesmo em condomínios que já possuem sistema de tratamento de resíduos   O vereador Ronaldo Mendes (PSDB) apresentou requerimento q...

Leia Mais

 

Copyright 2019 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática.